Quais as vantagens de investir na indústria 4.0?

Você já ouviu falar em indústria 4.0? Sabe como ela está revolucionando o mercado de trabalho e como está dando um significado novo para a indústria tradicional na maneira como a conhecemos?

A tecnologia está avançando a passos largos dia após dia, ano após ano. A inteligência artificial, automação avançada, robótica e a impressão 3D estão auxiliando aos poucos as tarefas rotineiras na fabricação de vários produtos. E tudo isso faz parte da quarta revolução.

O fato é que os benefícios da indústria 4.0 podem ser encontrados em diversos setores da sociedade, indo desde transportes inovadores até cidades inteligentes, sem deixar de falar, é claro, das construções automatizadas.

Para saber mais sobre essa nova era e conhecer as vantagens de investir na indústria 4.0, leia este post até o final.

O avanço da indústria

A era industrial praticamente revolucionou o mundo a partir do século XVIII. O seu início se deu pela automação do trabalho realizado, bem como com o uso de motores à base de água e vapor na produção de produtos, realizada pela primeira vez na história por seres humanos e máquinas.

Depois, na década de 20, podemos dizer que houve uma segunda revolução industrial. Na ocasião foi introduzido o aço e a eletricidade nas fábricas. Isso trouxe para o mundo novos conceitos como a produção em série e a linha de montagem.

A terceira revolução industrial aconteceu no final dos anos 50 quando a tecnologia de automação, computadores e robótica começou a aumentar a eficiência da produção. Como resultado houve um reposicionamento da força trabalho e surgiram novos métodos de produção, como o modelo Toyota, por exemplo.

Agora estamos avançando para uma nova era industrial, a chamada indústria 4.0. Ela aumenta a interconectividade e a inteligência em rede por meio da Internet das Coisas e de outros sistemas ciberfísicos.

Desta forma, a indústria 4.0 pode ser definida como:

“A transformação intensiva da indústria de fabricação em um ambiente conectado de dados, pessoas, processos, serviços, sistemas e ativos de produção com a geração, alavancagem e utilização de informações acionáveis como forma e meio de realizar a fabricação inteligente e novos ecossistemas de fabricação.”

As vantagens da indústria 4.0

Existem diversas vantagens que podemos enaltecer quando se investe em indústria 4.0. Vamos, portanto, entender um pouco melhor sobre cada uma das vantagens que o investimento em tecnologia pode trazer para o seu negócio.

Produção mais eficaz

Por meio da automação é possível eliminar desperdícios na linha de produção e consequentemente aumentar a lucratividade. Com isso é possível prever erros antecipando-se a eles.

Desse modo, evitando paradas na produção, redução do custo no ciclo ativo e promovendo melhoria na produção é possível chegar a um produto com melhor valor agregado para o cliente. E este é outro diferencial da indústria 4.0: colocar o cliente no centro da estratégia da empresa.

Obtenção de dados em tempo real

Compreendendo que o cliente deve estar no centro da estratégia, obter dados em tempo real ajuda a melhorar o valor agregado ao produto produzido.

Desse modo, a velocidade da transformação ajuda na resposta ao mercado. E isso torna a linha de produção muito mais dinâmica e responsiva. Logo, é possível redefinir estratégias mais rapidamente e realizar reengenharias em tempo recorde.

Portanto, sistemas que utilizam a inteligência artificial na obtenção de dados estão um passo à frente. Pois conseguem captar os desejos e sentimentos do cliente de forma antecipada e oferecer para eles o valor que realmente buscam no produto.

Possibilidade de manutenção avançada e monitoramento

Por meio do uso da Internet das Coisas é possível avaliar um problema em um determinado ativo de forma antecipada. Isso evita que a produção pare devido a uma quebra de ativo e com isso gere prejuízos para a empresa.

Através do monitoramento é possível observar se uma determinada máquina está apresentando um funcionamento abaixo do que sempre apresentou e com isso utilizar a manutenção avançada para evitar que ela simplesmente quebre.

Com isso se ganha tempo e dinheiro. E esse ganho possibilita à empresa ter mais competitividade no mercado, destacando-se em preço, agilidade e agregação de valor ao produto para o cliente.

Melhora as condições de trabalho e sustentabilidade

Outro aspecto positivo que a indústria 4.0 traz para o mundo é a melhoria nas condições de trabalho, bem como a sustentabilidade do planeta.

Pois através da tecnologia é possível que as pessoas passem a trabalhar no manuseio de equipamentos, não sendo mais necessária a utilização de mão de obra em tarefas repetitivas e maçantes.

A tecnologia também permite a criação de produtos mais sustentáveis e menos nocivos ao meio ambiente. Isso garante menos poluição e uma melhoria grande e contínua em nosso ecossistema como um todo.

Os tipos mais comuns de tecnologia da indústria 4.0

Existem alguns tipos de tecnologia usadas na indústria 4.0 que permitem essas melhorias no processo produtivo, assim como uma melhoria geral no resultado final dos produtos.

Podemos citar como tecnologia primeiramente a nuvem híbrida avançada e a virtualização. Já que na medida em que os dados aumentam, o armazenamento local não será suficiente. Nesse sentido cresce a necessidade dos cloud services e virtualização.

Também podemos citar a realidade aumentada como uma tecnologia que ganhará cada vez mais espaço na produção de produtos. As empresas de tecnologia como a Google, por exemplo, já estão trabalhando no uso dessa tecnologia no Google Maps, o que promete ser uma verdadeira transformação em nossas vidas.

Já empresas do setor automobilístico estão usando a tecnologia para interligar engenheiros com técnicos em locais diferentes, com a finalidade de resolver problemas ligados à produção de maneira mais rápida e eficaz.

Por fim, não poderíamos deixar de listar a impressão 3D. Esse sistema permite a criação de protótipos de maneira mais rápida e personalizada. Com isso é possível desenvolver produtos sem a necessidade de um volume muito grande de produção.

O avanço da tecnologia de impressão 3D proporciona mais personalização na criação de produtos. Desse modo, como o tempo, é possível que os produtos sejam cada vez mais feitos sob medida para cada cliente. Com isso, o valor buscado pelo cliente será exatamente igual ao valor oferecido pela empresa.

Gostou de saber um pouco mais sobre inovação e indústria 4.0? Está precisando desenvolver um protótipo? Entre em contato conosco e faça um orçamento sem compromisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *