Vantagens da terceirização: Conheça as vantagens da terceirização para a sua indústria durante a crise

Você já pensou como o mundo seria se não houvesse tantos acidentes ou imprevistos? Se uma indústria não fosse exposta a tantos fatores condicionantes, com certeza as rotinas seriam muito mais tranquilas. Em momentos de crise, as indústrias precisam agir rápido para se adequar ao momento. Assim, as empresas podem aproveitar as vantagens da terceirização.

Estamos enfrentando uma crise que exige cada vez mais das indústrias e que está atrapalhando muitas operações logísticas. Os impactos do coronavírus já começaram a provocar muitos problemas para os gestores. Entretanto, nem tudo está perdido.

Quer saber mais sobre a terceirização de serviços e como suas vantagens podem beneficiar a sua indústria? Então, continue lendo este post até o final e fique por dentro desse assunto tão útil nesse momento.

O coronavírus e as indústrias

A pandemia do coronavírus tem causado preocupações que pioram a cada dia. O assunto é delicado e necessita de muita atenção, por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou que a melhor atitude contra esse vírus é o distanciamento social. Sendo assim, aqueles que podem se isolar da sociedade estão contribuindo para diminuir a disseminação da doença.

Infelizmente a pandemia e o isolamento social estão afetando diretamente a economia mundial e o funcionamento de muitas empresas. Dessa forma, as organizações precisam buscar soluções para lidar com essa crise para não serem excluídas do mercado.

O cuidado com os colaboradores vem em primeiro lugar, por isso, algumas empresas estão aderindo ao modelo de trabalho home office, em que o funcionário trabalha de forma remota, e outras cancelaram eventos, reforçaram a higiene, suspenderam contratos de trabalho, entre outras medidas. 

Algumas que não podem parar estão reduzindo seu quadro de funcionários ou jornada de trabalho e outras investindo na terceirização. Confira a seguir as vantagens da terceirização neste momento conturbado.

Conheça 7 benefícios da terceirização para a indústria

É nítida a preocupação de gestores e empresários com a produtividade de suas empresas. Com o mercado cada dia mais acirrado e exigente, é necessário buscar soluções para otimizar seus processos e diminuir custos.

No momento em que é preciso direcionar a otimização de alguns setores, a terceirização de serviços surge como uma alternativa para as estratégias corporativas. A inclusão desse modelo de trabalho leva as indústrias a adotarem um planejamento ao seu core business, procurando obter mais agilidade, qualidade e até especialização em seus processos.

A terceirização de serviços pode trazer inúmeros ganhos à empresa. A medida que antes era usada apenas por grandes empresas hoje já pode atender a todas as demandas. Confira a seguir as principais vantagens.

1. Manter o foco na empresa

A primeira vantagem da terceirização é a possibilidade de deixar os responsáveis pela gestão da empresa focados na estratégia do seu negócio. Assim, preocupações secundárias são divididas e entregues a profissionais parceiros, assim como a responsabilidade da operação.

Dessa forma, é possível direcionar os esforços, energia e conhecimento para atingir os objetivos e chegar aos resultados planejados.

2. Contratar profissionais especializados

Outra vantagem importante com a terceirização é conseguir contratar profissionais e equipes especializados e experientes, com conhecimentos técnicos específicos e aptos a realizarem as atividades necessárias com qualidade e excelência.

Como uma vantagem adicional o contratante não precisará se preocupar com atualizações e capacitações de sua equipe de trabalho. Caso tenha uma equipe interna esse será um custo periódico.

Vale lembrar também que, neste momento de pandemia, a terceirização pode ser uma medida inteligente para reduzir o quadro de funcionários dentro do pátio industrial. Isso porque parte da operação seria realizada nas instalações da empresa contratada, reduzindo a circulação de pessoas e como consequência diminuindo o risco de disseminação da doença.

3. Reduzir custos

Os impostos previstos na legislação brasileira com direitos trabalhistas aumentam muito a folha de pagamento. Para pequenas e micro indústrias estes custos podem ser incabíveis. De modo geral, o custo-benefício da terceirização é positivo, pois atua com custos menores se comparados com os necessários para formar uma equipe interna que realize as mesmas funções.

Além disso, a terceirização conta com uma maior previsibilidade de gastos, já que nos valores pagos mensalmente não estão inclusos os custos com rescisão, férias, faltas e até ações trabalhistas.

Portanto, ao contratar o serviço de terceirização você ajuda a manter o equilíbrio financeiro da sua indústria.

4. Investimentos

As empresas terceirizadas investem constantemente na aquisição de novas tecnologias e também na qualificação de seus funcionários. Seu principal objetivo é oferecer um serviço com ainda mais qualidade.

Para as pequenas indústrias essa é uma vantagem extra que a ajuda a dedicar-se em projetos mais importantes para seu desenvolvimento e, mesmo assim, contar com uma equipe treinada.

5. Construir parcerias produtivas

Outro benefício da terceirização é a possibilidade de construir parcerias com as prestadoras de serviços e não apenas contratá-las. 

Isso é interessante, pois ao escolher uma empresa especializada com experiência e conhecimento de mercado ela pode agregar valor à sua gestão. São as relações “ganha-ganha” que são sempre importantes para a produtividade de uma empresa e indispensáveis em um momento de crise.

6. Otimizar o tempo dos profissionais

A terceirização de serviços ajuda na otimização do tempo de profissionais responsáveis uma vez que algumas de suas atividades passam a ser realizadas pelas empresas terceirizadas. Com essa opção, o processo reduz a sobrecarga de trabalho.

7. Expandir sua empresa de forma estruturada

Todas as vantagens da terceirização citadas acima mostram como o cenário é favorável ao crescimento e consolidação dos negócios. Para empresas menores esta vantagem poderá ser importante, pois mostra como é possível expandir a empresa.

Além de todas essas vantagens, não podemos esquecer de dizer que a terceirização também pode ser uma solução temporária até que as atividades se normalizem. Ela também pode te poupar gastos, como a compra de equipamentos, por exemplo.

A terceirização é uma solução? 

Podemos dizer que sim, a terceirização pode ser uma resposta para a crise por conta de todas as vantagens que vimos acima, como a redução de custos e o tempo para se dedicar de fato ao que realmente é necessário para o negócio no momento.

Como estamos vivendo uma crise mundial, é importante que as indústrias se preocupem em superar a situação para se manterem operando em máxima capacidade sempre que possível. Assim, usar uma solução momentânea fará com que a sua força de trabalho não seja prejudicada, já que algumas responsabilidades serão passadas à empresa contratada. 

Além disso, o uso de tecnologias é fundamental para automação dos processos. Afinal, uma operação automatizada proporciona mais resultados e depende menos de processos humanos. Unindo a terceirização e tecnologia as empresas podem se mostrar preparadas para as mudanças de mercado.

Agora que você já conhece as vantagens da terceirização para as indústrias durante a crise, que tal contar com um parceiro na fabricação 3D de seus produtos? Conheça os serviços da MUV e tenha acesso a todas essas vantagens em sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *