Usinagem CNC e Impressão 3D: Qual a melhor opção para seu projeto?

Muitas pessoas não sabem exatamente as particularidades, vantagens e desvantagens entre a usinagem CNC e a impressão 3D, o que é de suma importância para a escolha adequada da modalidade de produção de peças para diversos projetos. 

Sendo assim, confira a seguir mais informações sobre o assunto e aprenda a fazer a melhor escolha para as suas demandas!

Características da usinagem CNC e impressão 3D

Antes de falarmos sobre qual modo de fabricação de peças é mais conveniente para o seu projeto, vamos explicar de forma breve e didática o que é exatamente a usinagem CNC e como ela se diferencia da impressão 3D.

CNC é uma sigla proveniente do idioma inglês, a qual significa Computer Numeric Control. Ao traduzir-se essa expressão para o português, ela equivale ao mesmo que Controle Numérico Computadorizado

Nesse sentido, a usinagem CNC consiste no uso de um programa de computador, como, por exemplo, o Autocad, SolidWorks, o qual envia comandos para que máquinas fabriquem peças. Além disso, por meio do programa, é possível projetar o desenho técnico da peça que se deseja confeccionar.

Para que a máquina de produção compreenda como operar, é necessário que o profissional converta o desenho técnico em um código baseado nos eixos cartesianos X, Y, Z. Esse modo de fabricação é conhecido como subtrativo, tendo em vista que os equipamentos confeccionam as peças por meio de um bloco sólido, o qual é perfurado e cortado por ferramentas rotativas e afiadas que são orientadas pelas coordenadas do programa computadorizado.

O material mais comumente utilizado no processo de confecção de peças a partir da usinagem CNC é o metal, sendo possível também empregar termoplásticos, acrílicos, madeiras moles e madeiras nobres, modelagem de espumas e cera de usinagem. Sendo assim, caso o seu projeto conte com esses materiais, a usinagem CNC pode ser uma boa opção.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é a usinagem CNC, vamos diferenciá-la da impressão 3D. A impressora 3D também funciona por meio de um sistema computacional, o qual envia comandos para ela. 

No entanto, diferentemente da usinagem CNC, a impressão 3D não é um modo de fabricação subtrativo, mas sim aditivo, visto que o equipamento não retira material da peça para confeccioná-la, e sim adiciona sucessivas camadas de material conforme o projeto que deve executar. 

O material mais comumente utilizado no processo de confecção de peças a partir da impressora 3D é o plástico, mas há tecnologias capazes de empregar metais, bem como cerâmicas, cera, areia e compósitos. Dessa forma, você pode utilizar tanto a impressora 3D para desenvolver peças de metal quanto a usinagem CNC e, quanto aos demais materiais, é necessário avaliar as necessidades específicas de seu projeto. 

As particularidades de cada modo de produção de peças atribuem a cada modalidade, algumas vantagens e desvantagens. Vale destacar que os prós e contras de cada um não definem uma modalidade como superior a outra.

Dessa forma, é necessário conhecer as particularidades de seu projeto para saber qual trará vantagens mais significativas para ele. Sendo assim, veja a seguir as vantagens e desvantagens de cada um e decida pela melhor opção.

Vantagens e desvantagens da usinagem CNC

Uma das principais vantagens da usinagem CNC é que ela consegue confeccionar uma peça a uma velocidade muito superior quando comparada à impressora 3D. Além disso, as superfícies das peças fabricadas por meio da usinagem CNC apresentam melhor acabamento mesmo sendo confeccionadas mais rapidamente. No entanto, como determinadas peças podem necessitar de deslocamento ou reposição, a velocidade de produção pode ser alterada. 

Além disso, como você pode perceber, em alguns casos, é preciso de uma maior intervenção humana para o desenvolvimento da peça, tendo em vista que algumas podem demandar ajuste de posicionamento para que as ferramentas possam perfurar e cortar a superfície. Sendo assim, em casos específicos, não é possível produzir uma peça em uma única etapa e é necessário recorrer a gabaritos para concluir a atividade.

Outro ponto negativo da usinagem CNC é que algumas geometrias são quase que impossíveis de serem confeccionadas na máquina, de modo que é necessário buscar outra alternativa para a produção.

Devido às desvantagens mencionadas, alguns de nossos clientes nos procuram relatando as seguintes situações:

  • “Tentei fazer no centro de usinagem, mas a peça se solta durante a usinagem.”;
  • “Não consegui fazer um furo retangular com a peça inteiriça (sem corte).”;
  • “Perco muito tempo alinhando a peça na morsa da máquina por ser uma peça meio complexa e de plástico.”;
  • “Tenho que fazer e pôr gabaritos para usinar uma única peça.”;
  • “Preferimos terceirizar alguns serviços de usinagem.”.

Sendo assim, esses são alguns problemas que a manufatura aditiva pode resolver. Agora que você pôde compreender melhor as vantagens e desvantagens da usinagem CNC, veja na sequência os prós e contras da impressora 3D. 

Vantagens e desvantagens da impressão 3D

Uma das principais vantagens da impressora 3D em relação à usinagem CNC é que a primeira fabrica uma peça em um único estágio, não sendo necessário deslocamento e reposição e sendo possível elaborar com precisão, formas que a usinagem CNC não é capaz.

Por fim, as desvantagens dessa tecnologia em relação à usinagem CNC são a velocidade, baixa variedade de materiais, e a qualidade no acabamento superficial. 

Recapitulando…

A partir do exposto, podemos concluir que nenhum dos dois modos de confecção de peças é superior, tendo em vista que ambos apresentam vantagens e desvantagens. 

Sendo assim, a usinagem CNC é uma modalidade que pode ser mais interessante para peças que requerem um acabamento superficial mais enxuto e design menos complexo, ou seja, que não necessitam de deslocamento e reposição.

Enquanto isso, a impressão 3D pode ser mais indicada para esses casos, pois é capaz de realizar de maneira mais ágil e facilitada determinadas formas geométricas em uma única etapa.

Nesse sentido, é necessário identificar as particularidades do seu projeto e verificar qual das modalidades de manufatura melhor se adequa a ele.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a usinagem CNC e a impressão 3D, veja conhecer os nossos serviços de manufatura aditiva clicando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *