A importância da transformação digital para as indústrias do futuro

A transformação digital é algo que tem tomado conta do cenário industrial. Essa é a maior transição social que existe e que tem o poder de mudar a vida de muitas pessoas e, principalmente, alterar a economia.

Fazer essa transição se tornou uma questão de sobrevivência para as empresas. Isso porque é preciso cada dia mais entender os clientes, a sua jornada de compra, gerando a eles novas experiências e, por consequência, levando ao mercado a inovação. Para se encaixar à indústria do futuro é preciso se adaptar a essas mudanças.

Essa transição está sendo chamada de indústria 4.0 ou, simplesmente, A Quarta Revolução Industrial. Neste post vamos falar mais sobre a transformação digital e como a sua empresa pode se adaptar a essa transição terceirizando serviços. Continue a leitura e saiba mais.

Sobre a história da revolução industrial até a transformação digital

Para você entender melhor esse processo, é preciso falar um pouco sobre a história da revolução industrial. Até chegar a era 4.0, muita coisa aconteceu.

A Primeira Revolução Industrial aconteceu no século XVIII, onde as produções artesanais passaram a ser feitas por máquinas. A Segunda Revolução foi no início do século XX, quando surgiram os avanços em comunicação como o rádio e o telefone. Além disso, foi o início do modelo de criação em série.

Após a II Guerra Mundial, houve a Terceira Revolução Industrial, quando o cenário da indústria passou a adotar o Toyotismo, método que busca extinguir o trabalhador especializado, tornando-o multifuncional. Esse período também marcou a era chamada de Revolução da Internet, quando houve o início do uso da tecnologia digital com o “boom” do uso dos computadores.

Como você pode perceber, uma revolução tem sempre um cenário de crise. Com a Indústria 4.0 não seria diferente. Essa revolução também é conhecida como Revolução Internet Industrial, onde o uso da tecnologia, como computação em nuvem, inteligência artificial e impressão 3D, é cada vez mais utilizado.

O que é transformação digital?

A transformação digital é quando se usa a tecnologia para solucionar problemas do dia a dia. O uso de ferramentas como Internet das Coisas, Big Data, Cloud, Manufatura Aditiva e outros, fazem com que dados, produtos, sistemas de produção e gestão trabalhem com perfeição e de forma integrada.

A Indústria 4.0 é marcada pela capacidade de unir as tecnologias biológicas, digitais e físicas. Sabemos que a força da tecnologia digital é absurda e que ela tem conquistado cada vez mais o mercado industrial em seus mais diversos setores.

Pode-se afirmar que a Quarta Revolução é a da comunicação e do conhecimento. Sendo possível perceber que a rápida comunicação acelera o nível de conhecimento das pessoas.

Atualmente, equipamentos altamente inteligentes conseguem captar problemas que o ser humano deixaria passar sem perceber. Sendo assim, as equipes de trabalho realizam serviços preventivos e evitam que um contratempo possa acontecer.

Veja algumas tendências da transformação digital

Visto que a Quarta Revolução Industrial é marcada pela transformação digital, é preciso incorporar os meios digitais na indústria. Por isso, os fabricantes precisam estar atentos às novas tendências e se adequarem a nova era.

Para sair da produção de massa e ter uma personalizada e de qualidade, em ritmo constante e acelerado, a indústria pode contar com algumas ferramentas. Entre elas:

1. Aprendizagem de máquinas e Inteligência Artificial

Uma das ferramentas usadas pela indústria do futuro é a Inteligência Artificial ou AI. Esse sistema tem uma enorme facilidade em assimilar e aprender os comportamentos humanos. É muito usado em empresas de telefonia e, até mesmo, em chat online.

2. Internet das Coisas – IoT

A transformação digital na indústria é necessária para proporcionar às empresas mais vantagens competitivas. A maior pioneira na utilização do IoT é a indústria de produção, pois a forma revolucionária dessa tecnologia conecta diferentes dispositivos e simplificou o processo de produção.

3. Robôs

Atualmente, os robôs são considerados peças fundamentais para o desenvolvimento industrial e são capazes de realizar tarefas que os homens fazem. Isso com muita qualidade e eficiência. Esse tipo de ferramenta também proporciona mais segurança ao ambiente de trabalho, pois em tarefas mais arriscadas, os robôs desenvolvem a função.

4. Manufatura Aditiva

Conhecida também como impressão 3D, essa é uma tecnologia que veio para ficar. Esse tipo de ferramenta representa um alto benefício quando o assunto é a velocidade da customização da produção.

O processo de manufatura aditiva deu a indústria mais agilidade. Essa ferramenta é bastante flexível, possibilitando a realização de diferentes tipos de alterações e atendendo as mais diversas necessidades, gerando uma produção com economia de recursos.

Tudo isso fica guardado em um software, reduzindo o custo de armazenamento, utilizando somente um sistema para produzir, pois ele possui todos os dados importantes para realizar uma produção.

Como a MUV pode ajudar a sua empresa a entrar na era da transformação digital?

Terceirizar serviços é uma forma econômica de aderir à era da transformação digital e não deixar a sua empresa em desvantagem comercial. Isso porque, ao invés da sua organização investir em equipamentos e treinamento de mão de obra especializada, ela vai contar com o suporte de uma gestão terceirizada que já tem experiência no assunto.

A MUV auxilia seus clientes a darem vida aos seus projetos por meio da impressão 3D. Nós fabricamos protótipos funcionais, rígidos ou flexíveis, para engenheiros e designers. Por meio dos nossos serviços, grandes empresas testam seus projetos antes de lançá-los no mercado.

As vantagens de contratar os serviços da MUV são:

  • Você contará com uma equipe especializada em realizar esse tipo de tarefa, evitando erros;
  • Serviço de alta qualidade e extrema precisão;
  • Seus projetos com peças especiais ou aplicações incomuns serão realizados com perfeição;
  • Seus projetos serão produzidos por máquinas de alta tecnologia.

Além disso, ao terceirizar os serviços de impressão 3D você não precisará investir em treinamento de pessoal ou em máquinas. Para as empresas de pequeno e médio porte isso significa uma grande economia. Também é uma excelente opção para quem quer aderir à era da transformação digital com alta qualidade.

Conte com a MUV para ajudar a sua empresa a alavancar os negócios e não ficar atrás da concorrência. Terceirize sua impressão 3D e seja também uma indústria do futuro! Entre em contato e faça o seu orçamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *