Projeto e desenvolvimento de produtos: Como a cloud computing pode ajudar?

O advento da era digital resultou em uma grande mudança das diversas dinâmicas sociais que regem o mundo corporativo. Dentre tais transformações, poucas tiveram um impacto tão significativo quanto aquele sentido pelo universo de projeto e desenvolvimento de produtos com a ascensão do cloud computing.

Contudo, apesar da ampla difusão dessa ferramenta, ainda existe muita confusão sobre a natureza do cloud computing. É visando suprir essa lacuna que hoje versaremos brevemente sobre esse instrumento maravilhoso e sua relação com o mundo de projeto e desenvolvimento de produtos.

Em um primeiro momento, iremos apresentar o conceito de cloud computing e apontaremos aqui o que é essa ferramenta revolucionária, apresentando suas vantagens e os principais serviços de armazenamento presentes no mercado de hoje. Após essa introdução, discorreremos sucintamente sobre como o cloud computing pode otimizar as dimensões de projeto e desenvolvimento de produtos.

O que é cloud computing?

Antes de discorrermos sobre os impactos do cloud computing no universo de projeto e desenvolvimento de produtos, faz-se necessário introduzirmos brevemente um pouco sobre esse conceito que é tão atual e que está transformando o mundo.

Cloud computing é uma expressão em inglês que pode ser traduzida como “computação na nuvem”. Nesse sentido, podemos compreender o cloud computing como uma ferramenta que permite o acesso a arquivos, programas, ou qualquer outro recurso de computação através da mediação via internet.

A forma mais comum que encontramos do uso de cloud computing se configura no uso de servidores digitais para o armazenamento de arquivos e processamento de dados. Contudo, faz-se necessário apontar que seu uso não se encontra limitado apenas a essas funcionalidades.

Assim, podemos compreender o cloud computing como uma ferramenta que permite o acesso à ferramentas de alta tecnologia – previamente apenas disponíveis para grandes empresas – para empresários de pequeno e médio porte. Trata-se de um artifício potente capaz de nivelar um campo tão competitivo quanto o mercado atual, pois o usuário não precisa se preocupar com questões relativas ao sistema operacional e hardware.

Uma vez introduzido o conceito do cloud computing de forma ampla, agora buscaremos adentrar as particularidades desse sistema apontando as maneiras nas quais ele pode te ajudar a melhorar o seu negócio.

Maior agilidade

A primeira vantagem aparente, consequente do uso de Cloud Computing, configura-se em uma maior agilidade durante todas as etapas pertinentes a um projeto. Isso se deve ao fato do cloud computing tratar-se de um sistema constantemente atualizado e capaz de ser acessado em qualquer lugar do mundo imediatamente. Essa característica se traduz na diminuição imediata do tempo necessário para projetos, um tema que, como já abordamos previamente, é de suma importância para qualquer empresa.

Exemplificamos essa afirmação com a seguinte situação: normalmente, engenheiros/projetistas são obrigados a esperar por colaboradores para verificarem os ficheiros de concepção de produtos antes de poderem fazer edições. Contudo, a presença do cloud computing acaba com tal necessidade, pois se torna possível para um projetista realizar qualquer alteração no momento que desejar, uma vez que o projeto se encontra online.

Adeus aos projetos perdidos

Todo mundo um dia já se deparou com a seguinte situação, você passou um período expressivo de tempo desenvolvendo um projeto, mas de repente seu computador sofre uma tela azul da morte e você perde todo o seu trabalho. É uma situação horrível né? Assim, ficamos felizes em informar você que, graças ao cloud computing, essa situação se configura como uma ocorrência do passado e que você jamais terá que vivenciá-la novamente. 

Devemos esse acontecimento fantástico ao fato de que trabalhos realizados em plataformas de cloud computing estão sempre sendo atualizados no servidor em que eles se encontram salvos, desde que o usuário da ferramenta mantenha sua conexão com a internet. 

Múltiplas cópias

É normal na hora da elaboração de um projeto que ocorra uma forte troca de documentos entre os seus participantes, resultando na criação de distintas versões do mesmo escrito, mas com algumas poucas alterações.

Às vezes a quantidade de arquivos repassadas é tamanha que resulta em distintas nomeações, criando uma grande confusão para os membros do trabalho. A situação pode escalonar de tal forma que não é incomum que as equipes desperdicem tempo ao trabalhar em alguma versão errada.

Aqui encontramos mais um problema que é facilmente solucionável através da introdução do  cloud computing. O simples fato do cloud computing permanecer sempre conectado com a internet, e manter o projeto sempre salvo, resulta em uma simplificação dos canais de comunicação e da atualização do projeto.

Principais ferramentas de armazenamento de cloud computing

Uma vez com o cloud computing devidamente apresentado, agora rumamos para introduzir as principais ferramentas empregadas quando estamos falando de cloud computing. Felizmente, o mercado atual conta com uma ampla variedade de serviços com armazenamento em nuvem. 

O leque disponível é tão amplo, que pode existir uma certa dificuldade na hora de selecionar o armazenamento mais apropriado. Nesse sentido, faz-se necessário sempre lembrar a máxima de que a ferramenta deve se adequar ao projeto de desenvolvimento de produto no qual você se encontra inserido.

Google Drive

Sem dúvidas, o Google Drive é a plataforma mais popular de cloud computing. Trata-se de uma ferramenta versátil e que conta com 15 GB de espaço livre gratuito. Ademais, encontramos aqui recursos online para o processamento de textos, planilhas e apresentações, que são facilmente compartilhados com outras pessoas. Optar pelo Drive é escolher uma ferramenta altamente eficiente.

One Drive

O Onedrive é a ferramenta de armazenamento de nuvem desenvolvida para usuários da Microsoft. Trata-se de um sistema elaborado especialmente para ser utilizado no Windows e que conta com uma vantagem especial: a possibilidade de realizar edições em arquivos estando offline.

Ademais, ele conta com 5 GBs de memória gratuitos e, assim como o Drive, oferece a possibilidade de realizar-se o compartilhamento de arquivos por meio de permissões personalizáveis.

Dropbox

Por fim, o último serviço a ser apresentado hoje será o Dropbox. Trata-se de um serviço altamente popular, capaz de ser acessado em qualquer plataforma. Contudo, faz-se necessário apontar que seu espaço gratuito é limitado, de apenas 2 GBs.

Está cada vez mais claro que as plataformas de armazenamento em nuvem vieram para chegar. Nesse sentido, saber como empregá-las no projeto e no desenvolvimento de seus produtos se configura como uma necessidade do empreendedor moderno. Esperamos que este post tenha te ajudado a se inteirar sobre essa tendência. Para mais textos semelhantes a este, não deixe de acompanhar a nossa Newsletter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *