Os benefícios da impressão 3D para a arquitetura

Os benefícios da impressão 3d para a arquitetura
Maquetes de empreendimentos imobiliários podem ser produzidos em horas

Muitos arquitetos e construtores pararam de criar maquetes físicas devido aos custos e ao tempo relacionados à construção de um modelo arquitetônico. 

Até pouco tempo atrás, os modelos eram feitos à mão, cortando pedaços de papel ou papelão, por exemplo, o que era uma boa solução para transmitir ideias básicas, mas tudo mudou com a chegada da impressão 3D.

A medida que os modelos se tornam mais complexos, pode ser muito trabalhoso ou  até impossível reproduzir geometrias mais complexas. No entanto, devido à tecnologia de impressão em 3D, os modelos físicos tornaram-se práticos novamente e vêm com muitos benefícios.

O processo de impressão 3D provou ser eficaz para demonstrar a aparência final de um projeto, para não mencionar que possui inúmeras vantagens em oposição às técnicas de modelagem feitas à mão.

 

Principais benefícios da impressão 3D para a arquitetura

  • Fornece uma melhor compreensão do projeto

Os modelos arquitetônicos impressos em 3D oferecem aos construtores uma melhor ideia de como o produto final deve se parecer, o que cria um processo mais eficiente para todas as partes envolvidas.

Além disso, como nem todos são capazes de ler planos 2D, essa tecnologia resolve esse problema ao permitir que todos tenham o mesmo nível de compreensão que o próprio arquiteto. Desta forma, eles podem obter uma visualização arquitetônica clara de como será o imóvel.

  • Economiza tempo e dinheiro

A impressão 3D pode ser usada para reduzir significativamente o tempo de desenvolvimento dos modelos de arquitetura. Também permite um maior envolvimento no processo de planejamento, sendo capaz de imprimir rapidamente designs robustos para transmitir as ideias e propostas do arquiteto.

Por exemplo, se estiver usando modelos feitos à mão, o custo torna-se muito alto para criar várias cópias. Agora é possível criar modelos físicos de arquitetura impressa 3d diretamente das renderizações arquitetônicas digitais em questão de horas.

  • Melhor método de avaliação

Outro aspecto importante para os arquitetos é que a revisão e as edições não levam muito tempo, porque você não precisa começar a tarefa do zero.

Isso significa que é possível identificar e resolver eventuais falhas de construção e design e corrigi-las no devido tempo antes da construção começar.

Em outras palavras, um modelo impresso em 3D fornece uma perspectiva visual que você não consegue alcançar com  desenhos ou modelos 3D digitais.

  • Tudo é possível

O tamanho ou tipo do projeto potencial é irrelevante com a impressão 3D, você só precisa projetar o modelo e, então, é possível criar um modelo físico. De residencias, edifícios comerciais ou até paisagens urbanas, tudo é possível.

Para não mencionar que a atenção aos detalhes é 100% possível com a impressão 3D. Será possível, por exemplo, ajustar a luz para ver como uma sala ficaria em diferentes momentos do dia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *