Impressão 3D preço baixo x qualidade: O que é mais importante?

O serviço de impressão 3D pode ser necessário em diversos âmbitos. Na área da saúde, na arquitetura ou até mesmo no desenvolvimento de produtos, utilizar materiais impressos de forma tridimensional pode ser importante para representar aquilo que ainda não é possível demonstrar fisicamente. Nesse sentido, buscar por um preço de impressão 3D acessível é interessante.

Protótipos de cores e materiais variados são algumas das opções disponíveis para apresentar esses modelos em projetos ou em exposições. Contar com um preço justo é importante, principalmente para aqueles que necessitam de uma grande quantidade de exemplares. Mas, afinal, o que é um preço apropriado para uma impressão 3D?

Fatores que afetam o preço de uma impressão 3D

Para entender quanto é um orçamento adequado para esse serviço é importante destacar quais são as variáveis que podem afetar o custo de produção. O gasto com a impressão começa ainda na modelagem tridimensional. Para se ter uma ideia, é possível que a especificidade do objeto que será impresso necessite de um software com licença diferenciada.

Além da modelagem, o arquivo tridimensional deve ser preparado através de softwares específicos, assim, sendo possível disponibilizá-lo para a impressão e obtendo resultados mais satisfatórios.

Ademais, a utilização de equipamentos de qualidade para a impressão 3D é essencial para gerar um bom resultado. Nesses instrumentos podemos incluir, além da impressora, softwares especializados e computadores de alta performance.

Outros fatores importantes estão relacionados à necessidade de um ambiente e de um espaço adequado para os procedimentos de impressão.

Nesse contexto, o conhecimento técnico e especializado para operar os equipamentos e fazer a impressão também precisam ser considerados. Afinal, dependendo da experiência do profissional, a qualidade do projeto final pode ser afetada positiva ou negativamente.

Dependendo da característica do objeto que será impresso, um tipo de material deverá ser utilizado. Esse fator, juntamente com o tempo necessário para imprimir um modelo, são os que mais alteram o valor do orçamento, pois, com a variedade de materiais disponíveis, há também uma infinidade de preços para cada um deles.

Por esse motivo, estudar a individualidade do protótipo é essencial para avaliar o custo de uma impressão. Outra causa que afeta o orçamento é a quantidade de peças. Obviamente, quanto maior for o número de objetos impressos, maior será a quantidade de material utilizado, aumentando o custo.

A altura de camada, o preenchimento da peça e a espessura da parede também são fatores essenciais e que alteram diretamente os valores de uma impressão 3D. Todas essas características deverão ser avaliadas de acordo com a finalidade da peça que será impressa, já que a quantidade de material usado dependerá da definição prévia dessas configurações.

Algumas peças necessitam ser criadas com um material de suporte. Nesse contexto, uma quantidade maior de material será necessária para construção desses apoios. Além disso, nem sempre o material utilizado para produção do suporte será o mesmo usado na criação da peça, impactando ainda mais no custo.

Esses elementos estão relacionados principalmente à quantia de matéria-prima que será utilizada no processo de impressão e irão variar de acordo com a finalidade do protótipo. Dessa forma, um preço muito baixo pode ser sinônimo de um material de baixa qualidade ou da produção de um objeto que não atenda ao seu objetivo final.

Qualidade, prazo de entrega e preço na impressão 3D

Sendo assim, avaliar a qualidade e o preço de um produto são critérios que devem ser considerados em qualquer aquisição. Ponderar essas questões é importante para escolher a melhor opção disponível. Além desses dois fatores, o prazo de entrega deve ser investigado.

Desconfie de preços baixos. Em geral, eles podem estar relacionados à entrega de material de baixa qualidade, ou ao uso de altas velocidades de impressão que comprometem os detalhes e as funcionalidades da peça. Apresentando assim um objeto com aparência irregular.

É preciso estar atento também aos que prometem uma ótima qualidade e cobram muito barato. Dificilmente, nesses casos, a entrega é realizada dentro do prazo estipulado.

Em contrapartida, um serviço de alta qualidade e que cumpre os prazos geralmente possui um preço maior. Todas essas considerações têm uma justificativa: oferecer um serviço de qualidade tem o seu preço.

Para ofertar um trabalho com excelência é importante utilizar os melhores materiais e equipamentos, além de contar com profissionais qualificados e experientes para produzir algo de valor. É exatamente nesse contexto que a qualidade encarece o orçamento.

É necessário salientar ainda que nem sempre um preço alto está relacionado com a melhor qualidade disponível e nem um preço muito baixo é referente a um produto de péssima categoria. Por esse motivo, o fator prazo é essencial para avaliar essas questões e escolher a melhor solução.

No âmbito da impressão 3D, nem sempre o mais barato é a melhor opção, já que de acordo com a aplicação da peça, a avaliação de um especialista é necessária para verificar qual material será preciso para a produção do protótipo.

As especializações dos profissionais, o material utilizado, além dos equipamentos e do custo de depreciação, são fatores que devem ser considerados em um orçamento de impressão tridimensional.

A MUV tem como diferencial a rapidez na produção de protótipos, auxiliando diversas empresas a economizarem através da entrega rápida dos modelos solicitados, permitindo que as instituições realizem seus negócios em tempo hábil. Afinal, nesses casos, tempo é dinheiro.

Além disso, na MUV a qualidade é um fator primordial em todos os atendimentos. Prezar pela qualidade e pela entrega no prazo justificam o motivo de o foco da empresa não ser o menor custo do mercado.

Qualidade x preço na impressão 3D: A história de um cliente

Nesse contexto, descreveremos uma situação vivenciada recentemente com um cliente. Através de uma indicação, foi solicitado um orçamento de um arquivo de três peças. Após a análise e definição do material a ser utilizado, os valores foram enviados.

Ao receber o orçamento, o cliente questionou a forma de avaliação da matéria-prima, que é sempre definida através da análise da finalidade do protótipo e é realizada por um profissional especializado. Após esse episódio, o cliente precisou de algumas amostras para realização de testes.

Os objetos foram produzidos e entregues ao solicitante que perguntou se as peças do projeto original teriam a mesma qualidade das amostras apresentadas, já que o cliente teria solicitado as mesmas amostras em outra empresa e a peça não passou no controle de qualidade.

No caso, o tamanho da amostra não atendia à necessidade da aplicação e, em alguns lugares específicos, não havia deposição do material. Quando questionado sobre o custo do orçamento da concorrente, o cliente mencionou que o valor era 30% mais baixo do que o cobrado pela MUV.

Dessa forma, foi sugerida a produção da mesma peça feita pela concorrente para que o cliente decidisse pela melhor opção. Após a entrega do exemplar, o cliente rapidamente deu o retorno e fechou o negócio com a MUV.

O diferencial da MUV é entregar a peça conforme o projeto do cliente e de acordo com a finalidade do protótipo, cumprindo, de fato, com o que o cliente precisa.

A qualidade na impressão 3D é fundamental, principalmente quando se trata de peças expostas e visíveis aos clientes. Nesse sentido, optar por uma empresa especializada é essencial para garantir a entrega de materiais com categoria e que atendam às suas finalidades.

Dessa forma, é preciso sempre ter em mente que um baixo preço na impressão 3D poderá acarretar em um prejuízo para os seus projetos. Para evitar isso, faça um orçamento com a MUV e tenha a qualidade e o prazo levados a sério.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *