Impressão 3D na indústria: saiba o que fabricar com uma impressora 3D

O mercado de impressão 3D está cada vez mais em alta, ganhando muita força no Brasil. A possibilidade de poder criar modelos com design minimalista tem crescido e despertado o interesse de muitos empresários. Por isso, é importante contar com uma empresa para ser parceira e desenvolver esses projetos com profissionalismo e qualidade.

Sendo assim, o uso deste processo de fabricação deixa de ser uma alternativa e torna-se uma ferramenta essencial dentro da linha de produção de várias indústrias. Por exemplo, a área automobilística e de aeronaves já fazem uso desse procedimento com o auxílio de robôs inteligentes.

No post de hoje, vamos falar sobre a fabricação 3D na indústria. Continue acompanhando e saiba como essa tecnologia pode ajudar a melhorar a sua linha de produção. Boa leitura!

A impressão 3D na prática

O uso da impressão 3D permite que as cadeias de suprimentos sejam simplificadas. Além disso, é possível reduzir o custo logístico, de materiais e também as falhas nos processos industriais. Esse novo método de fabricação permite criar situações inovadoras, impactando diretamente as cadeias produtivas.

Assim, é possível fabricar com perfeição, por exemplo, peças sob medida para os clientes. Uma forma inédita de customizar a produção em baixa escala na indústria.

No Brasil, o uso de impressão 3D ainda é pequeno. Dentro do mercado mundial que faz uso dessa tecnologia, o país representa somente 2%. No entanto, as indústrias estão cada vez mais adotando esse recurso dentro da sua cadeia de produção.

Das empresas que fazem uso da fabricação 3D, a maioria delas se limita ao uso para construção de protótipos. Um exemplo disso é a fabricante de caminhões MAN, que conseguiu diminuir a sua produção de dois meses para somente algumas horas em relação aos protótipos de suas peças. Assim, é possível testar o funcionamento desses itens com mais rapidez, corrigindo as falhas com agilidade e reduzindo o custo dos protótipos.

Contudo, é possível incorporar a impressão 3D na indústria de muitas outras maneiras e com benefícios até então desconhecidos. Veja mais a seguir!

Opções para incorporar a impressão 3D na indústria

Como dissemos, a impressão 3D na indústria está causando grande impacto na cadeia produtiva, indo desde a etapa de desenvolvimento de um novo produto até o processo de fabricação.

Quando você incorpora a impressão 3D na indústria, a capacidade de inovação nos produtos desenvolvidos por sua empresa aumenta, tornando o seu negócio ainda mais competitivo. Além disso, as rotinas internas passam a ser mais eficazes e toda a sua produção fica mais rápida e econômica. Isso acelera o desenvolvimento de soluções e você consegue atender as demandas mais exigentes com perfeição.

Veja abaixo as opções para incorporar a impressão 3D na indústria:

1. Indústria automobilística

A impressão 3D na indústria está transformando o setor automobilístico. Por meio dessa poderosa tecnologia é possível que as montadoras criem seus motores com mais agilidade. A técnica utilizada para produzir peças metálicas é conhecida como Fusão Metálica Direta a Laser.

Com isso, é possível realizar testes mais rápidos, corrigir os possíveis erros e lançar novos automóveis com maior frequência.

2. Fábricas de elevadores

Um exemplo de impressão 3D na indústria de elevadores é na empresa ThyssenKrupp. Ela usa esse recurso para elaborar os protótipos de componentes de equipamentos, como as peças que serão utilizadas na montagem do produto final. Essa tecnologia substituiu um maquinário de elevadores.

3. Área da moda

Uma startup inovou no processo de impressão 3D na indústria ao usar a tecnologia para a área da moda. A empresa Noiga comercializa acessórios, mas faz tudo em impressora 3D. Juntando design, moda e tecnologia, a marca reflete qualidade em todos os seus produtos.

4. Área da Saúde

O hospital de Brescia, na Itália, teve um alto número de internados durante a pandemia do Covid-19, o coronavírus. Portanto, precisava de válvulas de ventilação adicionais para conseguir atender a demanda.

Para ajudar o hospital a atender o número de pessoas que chega com sintomas da doença, a Isinnova começou a fabricar um projeto de válvulas usando impressão 3D. A impressão 3D foi vista na Itália como uma solução para os estoques esgotados, enquanto o mundo luta para acompanhar o crescente número de casos de coronavírus.

A impressão 3D pode solucionar um problema com bastante rapidez, produzindo projetos em grande escala. Inclusive em caráter emergencial.

O impacto da impressão 3D nas indústrias

A impressão 3D nas grandes indústrias já está incorporada em diferentes ramos do mercado. As fábricas já podem ver os resultados positivos que essa tecnologia trouxe como, por exemplo, redução de prazos na cadeia produtiva e mais eficiência.

Os impactos positivos que a impressão 3D nas indústrias trouxe foram:

  • Fabricação dos produtos, em qualquer setor, sem desperdício;
  • Velocidade na entrega das mercadorias, não deixando os estoques desfalcados;
  • Redução nos custos de produção;
  • Praticidade;
  • Ampliação na qualidade da mercadoria;
  • No caso do setor automobilístico, peças mais leves, porém com mais qualidade;
  • Competitividade em design;
  • Eficiência no ciclo de produção;

Contratar um serviço de impressão 3D

Os exemplos citados acima mostram que a impressão 3D na indústria veio para ficar. Além de ser uma tendência que está cada vez mais em alta. Essa tecnologia tem inúmeras vantagens e, por isso, os empresários estão investindo mais e mais.

Contudo, o investimento inicial pode ser um pouco pesado para algumas indústrias. Especialmente as iniciantes ou as de pequeno porte. Afinal, a máquina não é barata e o valor pode assustar para quem ainda não possui o capital para realizar a compra de uma impressora 3D.

Porém, uma ótima alternativa para quem quer tornar a sua produção mais moderna e inovadora é terceirizar o serviço de impressão 3D na indústria. Hoje em dia, é possível encontrar no mercado empresas que trabalham com modelagem e imprimem em máquinas 3D, terceirizando todo o seu serviço com elas.

Já pensou em terceirizar esse serviço e deixar a sua produção mais eficiente? O custo é menor e a qualidade do seu produto aumentará! A MUV 3D Print pode ajudar a sua empresa a reduzir os custos e a ter acesso a prototipagem rápida, funcional e de alta qualidade! Além disso, a entrega é rápida.

Atuando desde 2016, a MUV 3D Print auxilia diversas empresas em seus processos produtivos. Além de prototipagem rápida, ela oferece aos seus clientes a modelagem 3D, tornando o processo de desenvolvimento e impressão tridimensional mais eficiente e totalmente profissional!

Se você quer implantar a impressão 3D na indústria, mas ainda não tem o recurso para investir no maquinário, terceirize a produção na MUV 3D Print. Fale com um de nossos consultores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *