Impressão 3D Industrial: Quando ela realmente é mais vantajosa que outros métodos de fabricação?

Com o crescimento constante da tecnologia em diversos segmentos, inclusive na indústria, é necessário que as empresas estejam atentas às novidades presentes no mercado, a fim de agilizar os processos produtivos e estarem preparadas cada dia mais para enfrentar o competitivo mercado industrial. E uma dessas novidades é a impressão 3D industrial.

É estimado que até 2023 o mercado de impressão 3D movimente mais de US$ 30 bilhões por ano, com um crescimento médio de mais de 20%, segundo consultoria. Hoje em dia, sabe-se que a tecnologia não é apenas um acessório opcional de passatempo, mas sim uma ferramenta profissional e essencial para a fluidez na produção de muitas indústrias.

O que poucas pessoas sabem é que esse tipo de tecnologia é um tanto quanto antiga, mas só agora a impressão 3D industrial está ficando bastante conhecida por grande parte das pessoas.

Está curioso para saber como funciona esse segmento? Para sanar todas as suas dúvidas, continue lendo o presente post que mostra como a impressão 3D industrial pode ser mais vantajosa do que outros tipos de fabricação.

Como funciona a Impressão 3D Industrial?

O processo de impressão 3D pode ser usado para diversas finalidades. Devido à rapidez e a precisão nas peças, tem se tornado uma ótima opção para profissionais que procuram algo com melhor qualidade e desempenho, o que faz diferença em muitos segmentos industriais.

Como um passe de mágica, o sistema de impressão 3D permite criar qualquer tipo de objeto, desde um protótipo até uma ferramenta industrial. Antigamente, para se produzir algum protótipo, era necessária a modelagem manual da peça para só depois criar o molde, o que levava muito mais tempo e dinheiro.

Por ser, até então, um processo extremamente trabalhoso e que qualquer distração poderia se tornar um erro irreversível, muitos profissionais estão se tornando adeptos da utilização da impressora 3D, principalmente a impressão 3D industrial.

Situações em que a impressão 3D é mais viável

Para o cliente que está em busca de maior qualidade, produção em baixa escala, mais precisão na fabricação das peças, funcionalidade, tolerância dimensional e muitos outros benefícios, a impressão 3D industrial se torna a melhor opção.

Além disso, com a impressão 3D é possível atingir melhor padronização na produção, podendo deixar o cliente muito mais satisfeito. Outro grande ponto que é importante ressaltar, é que se houver uma falha identificada nos estágios do processo, é possível descartar e realizar um novo teste rapidamente.

Por conta disso, o pedido do cliente tem muito mais chances de ser assertivo e muito próximo do que ele deseja e exige.

As maiores vantagens da impressão 3D na indústria

Conhecida como a Nova Revolução Industrial, a empresa que faz a utilização da impressão 3D é sempre vista como uma empresa referência no segmento. Além disso, também é vista como uma empresa preparada para atuar no competitivo mercado industrial, estando sempre um passo à frente de seus concorrentes e levando o que há de melhor para os consumidores. E a utilização da impressora 3D agrega inúmeras vantagens para a indústria. Abaixo, acompanhe 3 dos muitos benefícios que esse equipamento pode trazer:

1) Alto nível de detalhamento nos protótipos

Com protótipos extremamente reais, algumas pessoas até os confundem com a versão final do produto. É possível, muitas vezes, que em um único ciclo de impressão, a impressora produza um conjunto de peças. O alto nível de detalhamento permite que as indústrias fabriquem peças muito mais próximas da realidade. Isso faz com que o cliente aprove um projeto mais rápido.

2) Incrível redução de recursos

A impressão 3D proporciona a facilidade de imprimir peças muito complexas de uma vez só, e de quebra, com a quantidade de matéria-prima exata para a confecção. Em muitas indústrias, dependendo do produto, as matérias-primas são extremamente caras e a impressão 3D industrial dispõe de redução de recursos usados na fabricação, tanto recursos financeiros como tecnológicos e de mão de obra.

3) Peças personalizadas

A exclusividade é um dos maiores atrativos para os clientes de uma empresa, pois passa a impressão de que cada projeto é pensado individualmente com zelo e carinho. A impressão 3D promove projetos sob medida para cada cliente, sendo possível que o consumidor amplie as exigências estabelecidas e receba um material exatamente dentro do pedido proposto.

3) Produtividade e eficiência

Com uma impressora 3D, a empresa pode atender pedidos de reposição para itens específicos que saíram de linha entre alguns fornecedores. Isso, além de reduzir consideravelmente o tempo de atendimento dos pedidos, também diminui custos. Assim é possível fabricar uma menor quantidade de peças em vez de encomendar lotes.

A Indústria 4.0

Termo recente no segmento industrial, a Indústria 4.0 é a empresa do segmento industrial que utiliza da aplicação de novas tecnologias nos processos industriais realizados na empresa. Logo, uma indústria que faz a utilização da impressora 3D é considerada uma Indústria 4.0.

O número de indústrias que estão aderindo a esse movimento cresce a cada ano, o que torna o segmento muito mais moderno e com grande capacidade de inteligência tecnológica. Pudemos observar no artigo que com a impressora 3D é possível, cada vez mais, que a produção seja aumentada e customizada para atender mais assertivamente às necessidades de um cliente.

Além disso, acredita-se que a tecnologia do futuro para as indústrias conseguirem produzir em alta escala, seja justamente a impressão 3D industrial. A diminuição considerável de materiais desperdiçados também é um tópico de extrema importância levantado dentro das indústrias e que acarreta em crescente rendimento econômico e operacional.

Dessa forma, além de reduzir o desperdício de recursos, a impressão 3D industrial gera consciência ambiental coletiva, descartando menos materiais de difícil absorção na natureza e possibilitando maior reciclagem dentro da indústria, o que gera não só maiores benefícios econômicos, mas proporciona também benefícios grandes ao meio ambiente como um todo.

Agora que já descobriu alguns dos maiores benefícios e a grande importância que a impressão 3D exerce na indústria, clique aqui para falar com um especialista da MUV e solicitar um orçamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *