Importância da prototipagem 3D no desenvolvimento de produtos

As impressoras tridimensionais têm demonstrado sua capacidade de revolucionar os processos de desenvolvimento de produtos através da prototipagem 3D. Como a produção de um novo objeto deve passar por diversas fases até que este seja passível de ser comercializado, a utilização de protótipos é uma das etapas mais importantes da linha produtiva.

Os protótipos são usados há muitos anos para essa finalidade. Antes, as peças eram primeiramente modeladas e depois enformadas para a fabricação do molde, usando materiais como gesso, barro e silicone. O processo era caro e levava muito tempo para a criação de um único objeto.

A boa notícia é que esses processos evoluíram conforme a tecnologia avançou e atualmente são utilizados em diversas aplicações. Nesse sentido, torna-se importante definir o que é protótipo e como ele deve ser utilizado. Acompanhe!

O que é um protótipo e qual a sua finalidade?

Um protótipo é um modelo de um produto, construído para servir de teste ou referência para determinada criação. Pode ser um esboço manual, um feito de maneira computacional ou demonstrado na forma física. De forma geral, os protótipos são importantes na produção de um produto, principalmente para demonstração de um conceito e para servir de modelo para o objeto final.

Além de tudo, o protótipo também possibilita que seja feita uma análise da funcionalidade de um produto antes do seu lançamento, já que nessa fase de planejamento é mais simples rejeitar uma ideia ou até mesmo modificá-la antes da criação final.

Os protótipos e a linha de produção

A criação de um novo produto inclui uma sequência de tentativas e erros para que ele seja capaz de atender às necessidades de um público. Após a primeira ideia, diversos testes devem ser realizados para analisar a viabilidade da aplicação, além de garantir a segurança da criação.

Nesse sentido, tirar a ideia do mundo abstrato e trazê-la para o ambiente físico é uma das etapas principais. E, é claro, a utilização de protótipos é uma das formas de tornar essas ideias reais.

No contexto da criação, as fases necessárias para elaboração de um produto são diversas e incluem desde pesquisas sobre as necessidades de um cliente ideal, o estudo das peculiaridades de um objeto que supra essas questões, a elaboração e validação conceitual da ideia, até a avaliação da criação final.

Dessa forma, os protótipos possuem funções essenciais principalmente durante a validação conceitual do produto, uma das etapas cruciais durante o desenvolvimento. Esse recurso possibilita a análise da funcionalidade do objeto, a identificação de falhas, os ajustes anatômicos e até mesmo a checagem estética da criação.

O uso de protótipos nessas fases de produção demonstra ser vantajoso para as empresas de diversas maneiras, tanto para a confecção de testes quanto para a redução de custos com investimentos desnecessários, por exemplo. Nesse contexto, a prototipagem rápida pode ser aplicada em diversas situações e em segmentos variados.

Com isso, a utilização de protótipos desde o início de um projeto torna o processo mais consistente, reduzindo os riscos e possibilitando a previsão da produtividade.

A criação de protótipos no passado e no presente

banner guia da modelagem 3d

Nos tempos antigos, a produção dos protótipos era realizada de forma manual. Isso mudou com o avanço da modelagem computacional, que possibilitou a produção de protótipos virtuais em menor tempo. Entretanto, para algumas etapas da produção, uma amostra física ainda se tornava necessária.

Nesse sentido, o papel das impressoras 3D é de extrema importância por possibilitar a produção de diversas peças em um curto período, através de um modelo virtual. Além disso, essa ferramenta é capaz de gerar protótipos tão precisos, os quais podem servir de teste funcional para os produtos finais.

O protótipo inicial deve ser desenvolvido e aos poucos se tornar adequado, até que atinja às adequações do produto final, permitindo uma constante validação do objeto até que este seja comercializado.

Como a prototipagem 3D pode auxiliar no desenvolvimento de produtos

Como já mencionado, a prototipagem rápida através da impressão 3D é realizada após o desenvolvimento de um projeto virtual, seguida da impressão tridimensional do objeto por meio de adições de um material específico. Essa inovação proporcionou inúmeras vantagens no desenvolvimento de produtos. Veja algumas delas abaixo.

1. Diminuição do tempo de desenvolvimento

Ao contrário do que se vivia no passado, hoje o processo de desenvolvimento de novos produtos pode ser realizado com muita agilidade, graças às impressoras 3D e à possibilidade de criar objetos em menor tempo. Em um mercado cada vez mais competitivo, desenvolver produtos em um período menor é fundamental.

A prototipagem auxilia também reduzindo o tempo de análise e de viabilidade de um produto para a venda, gerando maior liberdade para testes e aperfeiçoamento do objeto final.

2. Possibilidade de testes mais precisos

Com a impressão 3D, os protótipos criados são mais fiéis aos produtos originais, já que os mínimos detalhes podem ser feitos em uma fabricação tridimensional para se obter uma peça mais próxima do produto final. Nesse sentido, fica mais simples analisar se as dimensões do produto são adequadas e se a finalidade dele está sendo atendida, por exemplo.

Realizar testes e verificar possíveis falhas, também são vantagens disponibilizadas pela prototipagem 3D, possibilitando a melhoria do projeto antes do seu resultado. Testes de utilização, de performance e de segurança podem ser realizados, além de análises da finalidade do objeto e da sua estética.

3. Demonstração ao consumidor final

A possibilidade de gerar um protótipo e demonstrar ao consumidor é uma forma de colher feedbacks do seu público-alvo e de aperfeiçoar o seu projeto para atender às necessidades dessas pessoas. Dessa forma, os produtos entregues são melhor aceitos pelos clientes.

Demonstrar um modelo mais próximo ao original auxilia na comunicação com o cliente para convencê-lo sobre a qualidade do produto final.

4. Redução de custos no desenvolvimento

A fabricação através dos métodos convencionais é mais cara e requer maior tempo. Nesse sentido, a prototipagem rápida acelera o processo principalmente porque a preparação do arquivo 3D e a impressão são realizados em um período curto, o que promove a economia de tempo e dinheiro.

Em resumo, o protótipo é parte importante de um projeto, pois através dele é possível verificar se a finalidade do produto está sendo atendida e demonstrar de forma antecipada as possibilidades de melhoria do objeto, além da redução de custos quando comparado aos métodos tradicionais de produção.

Ficou interessado e quer utilizar a prototipagem 3D em sua empresa? Faça o seu orçamento com a MUV que, além da qualidade na prototipagem 3D, garante o prazo de entrega em até cinco dias úteis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *