Fabricação de ferramentas e gabaritos por impressão 3D: Conheças as vantagens!

Por muito tempo as empresas optaram por realizar a fabricação de ferramentas e gabaritos utilizando como matéria-prima o metal. Atualmente, isso não é mais necessário, de modo que esse tipo de item pode facilmente ser produzido através da técnica ágil e de melhor custo benefício, que é a impressão 3D.

Por ser uma técnica muito mais moderna e funcional, a impressão 3D tem ganhado muito espaço entre as indústrias. Isso fez com que os custos de produção pudessem ser diminuídos, bem como o tempo de espera para a fabricação de cada produto, seja ele uma ferramenta do dia a dia ou um gabarito específico. 

A partir dessa inovação, elaboramos este post que tem como objetivo demonstrar as principais vantagens de realizar a fabricação de ferramentas e gabaritos com o auxílio da tecnologia de impressão 3D. Acompanhe!

Vantagens da impressão 3D na fabricação de ferramentas e gabaritos 

Existem inúmeras vantagens em produzir gabaritos e ferramentas com o auxílio de uma empresa especializada em impressão 3D. Algumas vantagens consistem no menor tempo de espera, outras na redução de custos, mas o que mais se ressalta é a versatilidade da técnica. Veja os principais benefícios:

Design refinado

A impressão 3D permite que o design das ferramentas e dos gabaritos seja extremamente refinado. Isso permite que mais tipos de produtos possam ser fabricados com o auxílio da ferramenta, trazendo versatilidade para a indústria que opta por esse processo de fabricação.

Muitas vezes é preciso fazer peças substitutas para aplicar no maquinário. Essas peças têm um processo um pouco diferenciado, pois podem ser aplicadas à engenharia reversa no item, bem como para eliminar as possíveis falhas de projeto, definir um material diferente e fabricar as ferramentas e gabaritos com este novo design por impressão 3D. 

Precisão na fabricação da peça

A precisão nas peças também é uma característica muito famosa na fabricação de ferramentas e gabaritos com impressão 3D. Como o projeto é todo feito a partir do computador, é possível modificar pequenos detalhes, de modo que a impressora é capaz de reproduzi-los com muita precisão.

A característica da precisão também se destaca em comparação com outros tipos de técnicas e equipamentos, tendo em vista que a impressora 3D sai ganhando no comparativo com praticamente qualquer equipamento de fabricação presente no mercado.

Cortes e encaixes personalizados

Com uma impressora 3D a indústria não precisa se preocupar com o corte e o encaixe perfeito para suas ferramentas e gabaritos. Isso ocorre porque a impressão 3D tem a grande vantagem de proporcionar itens personalizados. 

Não é preciso utilizar uma máquina diferente cada vez que uma peça nova é necessária, pois a impressora 3D é versátil a ponto de poder fabricar cada uma das ferramentas e gabaritos de maneira totalmente única e personalizada.

Redução de custos

É fato que os custos de produção, especialmente das ferramentas e gabaritos fabricados em metal, são muito altos. A partir disso as indústrias estão cada vez mais investindo na terceirização da fabricação desse tipo de produto para empresas que atuam com a técnica de impressão 3D.

A impressão 3D é feita de maneira única, sendo que, independente do tipo da peça, ela pode ser fabricada na mesma impressora, bastando que se mude o projeto que enviar as informações para a máquina. Isso permite que os custos sejam muito reduzidos em comparação a outras opções de fabricação.

Maior agilidade

A rapidez de uma impressora 3D é algo que impressiona. Mesmo que o projeto seja complexo, é possível fabricar o produto, seja ele o gabarito ou uma ferramenta especial, em bem menos tempo do que se tivesse que recorrer a um maquinário pesado que já estivesse em funcionamento produzindo outros itens em escala, por exemplo.

Além disso, as empresas especializadas em fabricação de itens com a técnica de impressão 3D contam com impressoras mais ágeis e com programação facilitada, bem como profissionais especialistas em suas funções de desenvolvimento e manipulação da impressora 3D.

Quais são as aplicações da fabricação na impressão 3D

Diversas são as aplicações quando o assunto é a fabricação de ferramentas e gabaritos com impressão 3D. A versatilidade dessa técnica é muito alta, de modo que os mais diversos segmentos industriais podem se beneficiar com a adoção da fabricação em impressoras 3D. Entre os principais produtos que podem ser fabricados com a técnica, destacam-se:

  • guias de furação;
  • aferidores de decisão;
  • gabaritos de montagem, desmontagem, colagem, rotulagem, marcação e mascaramento;
  • peças para substituição; entre outros.

Todos esses itens podem ser fabricados a partir da técnica de impressão 3D, sendo que o destaque vai para os resultados precisos e a consistência de fabricação, mesmo quando o trabalho é realizado em múltiplas peças.

A eficiência produtiva da fabricação através da impressão 3D permite que as indústrias de modo geral ganhem diversos benefícios, seja para solicitar a fabricação aditiva de ferramentas de segurança, ou para causar uma grande economia na linha de produção da empresa.

Além disso, é possível observar que os quesitos de produção, manutenção, montagem e ergonomia se destacam desse tipo de fabricação em impressoras 3D. Todos esses aspectos juntos fazem com que a técnica seja a de maior garantia de resultados funcionais, adaptáveis e de alta qualidade.

Considerações Finais

Baseado em tudo o que foi colocado, fica claro que a impressão 3D é a melhor técnica de fabricação de ferramentas e gabaritos do mercado. Com ela é possível garantir produtos fabricados com precisão, rapidez e segurança. Essa questão tem grande importância no ramo industrial, já que atualmente a demanda é cada vez maior por agilidade e consistência.

Os custos são muito baixos quando em comparação com outras técnicas de fabricação, o que faz com que a impressão 3D tenha o melhor custo-benefício possível em termos de fabricação de ferramentas e gabaritos industriais. Custos baixos e qualidade de fabricação fazem com todos saiam ganhando, já que a indústria pode produzir mais e com menos custos.

Se você se interessou pela impressão 3D e deseja saber mais, assine a nossa Newsletter e fique por dentro todos os nossos serviços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *