Fabricação 3D, Porque as Empresas Estão Utilizando

Com a fabricação 3D, as empresas observam a possibilidade de produzir peças consistentes feitas sob medida para sua aplicação.

Essa tecnologia fornece um retorno mais rápido do que os métodos de fabricação convencionais, permitindo que um produto seja levado ao mercado rapidamente. E, dessa maneira, prazos de entrega mais rápidos, custos reduzidos e uma cadeia de suprimentos mais eficiente. Além disso, é possível produzir peças resistentes, duráveis ​​e precisas.

A tecnologia 3D se destaca, por poder ser utilizada em todas as fases de produção, indo do planejamento ao pós-processamento, acabamento e montagem.

Assim, mirando no sucesso que a Manufatura Aditiva é capaz de proporcionar, empresas têm investido nessa tecnologia como forma de otimizar suas linhas de produção. Confira: 

Ford Motor Company

fabricação 3D
A Ford é uma das pioneiras no uso da fabricação 3D e comemorou a produção de 500.000 peças de protótipos com essa técnica.

A marca usa a fabricação 3D para produzir protótipos, encurtando em meses o tempo de desenvolvimento de componentes usados em seus veículos.

Usando os métodos tradicionais, um engenheiro criaria o modelo computacional de um componente e teria de esperar quatro meses pela produção de um protótipo.

Com a fabricação 3D, a Ford pode imprimir a mesma peça em quatro dias. Alem de incluir múltiplas interações e sem limites de ferramental.

“Para o consumidor, isso significa produtos de melhor qualidade que também podem ser mais leves para economizar combustível”, explica Paul Susalla, supervisor de manufatura rápida da Ford.

A impressão 3D  elimina a necessidade de ferramental especial, ou moldes específicos para partes que podem ser modificadas. A tecnologia também permite aos engenheiros experimentar desenhos com inovações mais radicais, de forma mais econômica e rápida.

Adidas

Fabricação 3D
A Adidas lançou oficialmente o seu tênis Futurecraft 4D. O calçado esportivo inclui uma entressola impressa em 3D.

A Adidas e a Carbon lançaram sua parceria estratégica em abril de 2017 com o Futurecraft 4D. Mas, o tênis estava em planejamento desde 2015. Cerca de 100.000 pares estão programados para entrega até 2018.

O Futurecraft 4D é um tênis produzido por meio da fabricação 3D. Sua principal característica é o fato de ser um modelo “sob demanda”.

Airbus

A Airbus está em uma jornada para incorporar a fabricação 3D em suas aeronaves o mais rápido possível.

Há dois anos, a empresa firmou uma parceria com a Materialize para adicionar peças impressas em 3D em seus aviões. Os frutos dessa parceria agora são visíveis, começando com espaçadores nas cabines dos aviões.

Com um design criado com a Autodesk, os espaçadores apresentam um design biônico. As peças são 15% mais leves que os painéis feitos da maneira tradicional.

Esses três exemplos demonstram o quanto a tecnologia de fabricação 3D tem conquistado as multinacionais. Sendo utilizada para aumentar os lucros e diminuir os custos com produção e desperdício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *