Empresa de impressão 3D: O que considerar na hora de contratar?

Transformação. Essa é uma simples palavra que define a prototipagem nos últimos anos. Com o advento da impressão 3D, muitos setores estão se transformando radicalmente. Desenhos geométricos que antes pareciam impossíveis de serem criados, agora são desenvolvidos com precisão cirúrgica. E essa revolução está apenas começando, visto que a tecnologia não para de avançar.

Mas, o que é necessário levar em consideração antes de escolher uma empresa de impressão 3D?

Por mais que a impressão 3D esteja cada vez mais presente em diversos setores da nossa economia, indo desde a criação de semijoias até aeronaves e passando pelos setores de saúde e automobilismo, essa dúvida ainda está na cabeça de muitas pessoas.

Quer conferir algumas dicas do que exatamente você deve considerar na hora de contratar uma empresa de impressão 3D? Então está no lugar certo. Basta continuar a sua leitura.

O que é a impressão 3D?

A impressão 3D é uma tecnologia nova de fabricação aditiva, na qual um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material. É uma tecnologia bem mais rápida que a tradicional.

Uma das suas principais vantagens é possibilitar a personalização de produtos dentro de uma cadeia produtiva, que até bem pouco tempo atrás era capaz somente de produzir peças idênticas em larga escala.

Existe, inclusive, quem diga que a impressão 3D surgiu como um renascimento na criação de novos produtos. Afinal, ela permite uma inovação tecnológica nunca antes vista. Podemos citar também alguns outros benefícios trazidos pela impressão 3D, como:

  • Aumenta a diversidade de produtos através de uma produção de escala menor;
  • Efetua mais testes de interação;
  • Gera mais eficácia do inventário de estoque;
  • Melhora o desenvolvimento de protótipos;
  • Personaliza protótipos.

Dicas na hora de contratar uma empresa de impressão 3D

Contudo, apesar de todas as vantagens trazidas por esse processo é preciso ter alguns cuidados antes de contratar uma empresa de impressão 3D. E por essa razão, separamos algumas dicas neste artigo para você e sua empresa.

Qualidade da impressão

Mesmo sendo um tipo de impressão diferenciado, que possibilita o uso de diversas formas geométricas, é necessário avaliar o compromisso da empresa disposta a efetuar o serviço com qualidade.

Um dos pontos fundamentais é saber se a empresa irá entregar a impressão com o material correto, da maneira como você precisa.

Também é essencial avaliar a durabilidade do material utilizado, evitando problemas com a quebra da peça por erro de impressão da empresa contratada, por exemplo. Por essa razão, nem sempre o preço mais baixo pode ser a melhor opção.

Tenha sempre em mente que quando há a necessidade de se refazer todo o material, o barato acaba saindo bem mais caro. E por isso, é muito importante levar em conta o histórico da empresa e o seu compromisso com a qualidade.

Prazo de entrega rápido

Uma das principais vantagens que a impressão 3D traz para as empresas é a sua rapidez na fabricação.

Contudo, se uma empresa que presta esse serviço demora cerca de 20 a 30 dias para entregar o material, estará fazendo você perder a principal vantagem que esse tipo de impressão pode te trazer.

Nesse sentido, a empresa contratada deverá se comprometer em entregar o trabalho rapidamente, respeitando as suas necessidades e sem deixar de lado a qualidade do serviço, é claro.

Dessa maneira, é crucial avaliar o histórico da empresa e saber se a mesma é realmente comprometida com prazos de entrega, se não descumpre os prazos propostos e se está disposta a efetuar as alterações necessárias no projeto.

Disposição e solicitude do fornecedor

Não existe nada pior do que uma empresa apenas atender solicitamente o cliente até o momento em que ele fecha o contrato do serviço. Após isso, demora em dar respostas, e quando as dá é de forma vaga e pouco precisa.

Portanto, é crucial escolher uma empresa séria que se comprometa a entender as suas necessidades, procurando solucioná-las da melhor forma possível.

É importante que a empresa desenvolva um orçamento personalizado, através de uma aplicação, antes de efetuar uma proposta, garantindo para você que a peça atenderá realmente às suas necessidades, com um preço justo, boa qualidade e compromisso com o prazo de entrega.

Existem nesse setor inúmeras empresas. No entanto, poucas são comprometidas de verdade com as necessidades do cliente. A maioria delas acaba não dando a atenção necessária que você merece, e o que ainda é pior, desenvolve um orçamento sem personalização, gerando problemas futuros para o seu negócio.

Isso porque o resultado não será o esperado e, dessa maneira, a peça poderá não atender às suas necessidades reais. O que irá gerar um grande desperdício de tempo e de dinheiro para o seu estabelecimento.

Formação de parcerias sólidas

É importante avaliar a disposição da empresa em se tornar parceira do seu negócio, estando presente na vida dele e buscando, nesse sentido, um crescimento conjunto, sólido e sadio, onde todos saem ganhando.

Uma parceria sólida é fundamental para a continuidade do trabalho e para que você consiga personalizar cada vez mais os seus produtos, atendendo melhor os seus clientes.

Uma empresa que entenda de verdade o seu segmento, que saiba qual é o seu público-alvo e que vá ainda mais além e busque entender as necessidades do seu cliente, é tudo o que você precisa, com toda a certeza.

Buscar no mercado empresas predispostas a fundar uma sólida parceria, é essencial para a melhoria contínua da sua produção e, consequentemente, a maximização do lucro do seu negócio.

Pesquise sobre a empresa

Para finalizar as nossas dicas, é importante que você desenvolva uma pequena pesquisa sobre a empresa que pretende contratar.

Saiba se existem reclamações no Reclame Aqui e, caso tenha, como a reclamação foi atendida pela empresa e quanto tempo demorou.

Também é fundamental conversar com outras empresas que já precisaram desse serviço e saber qual foi a experiência delas. Isso ajuda a evitar erros e dores de cabeça. Afinal, conhecer o histórico da empresa ajuda e muito no momento da contratação.

Pronto para contratar uma empresa de impressão 3D?

Seguindo essas dicas, você está pronto para contratar uma empresa de impressão 3D que atenda às suas necessidades e personalize o serviço que você precisa, com a máxima qualidade possível.

Nós da MUV temos esse comprometimento. Somos uma empresa de impressão 3D sólida nesse mercado, sempre presente na vida dos nossos clientes e disposta a atendê-los assim que solicitarem. Conheça os nossos serviços e se surpreenda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *