Elastômero: Entenda mais sobre esse material usado na impressão 3D

Um elastômero é um polímero que apresenta propriedades “elásticas” obtidas depois da reticulação. Ele suporta grandes deformações antes da ruptura e consegue restabelecer sua forma original. Esse fenômeno é possível graças às características intrínsecas aos elastômeros. Esses materiais apresentam uma temperatura de transição vítrea baixa, sendo ela menos de -40°C.

Cada vez mais os elastômeros estão ganhando espaço na indústria devido a essas e outras vantagens, substituindo, em casos específicos, o uso de matérias-primas como polímeros rígido e borrachas comuns. Frequentemente, os elastômeros tem um custo mais elevado quando comparado aos polímeros tradicionais, porém, quando equiparado a polímeros de engenharia ou de alto desempenho, esses elementos apresentam um custo equivalente. Outra característica importante a respeito do elastômero diz respeito ao seu acabamento, que pode ser mais dificultoso e, consequentemente, inferior aos dos polímeros.

Existem dois tipos de elastômeros: os naturais e os sintéticos. Os elastômeros naturais são obtidos diretamente das seringueiras. Após a extração do látex, esse elemento passa por diversos processos e tratamentos que o transforma em uma espécie de borracha. Em contrapartida, o elastômero sintético é obtido a partir de procedimentos artificiais em laboratório, no qual diversos monômeros são polimerizados artificialmente.

Devido a essas características, os elastômeros possuem diversas vantagens para quem emprega esse material em sua indústria. Para que o cliente possa usufruir dos benefícios que o elastômero apresenta é importante que ele conheça as principais propriedades e utilidades desse material.

Quer saber ainda mais sobre o elastômero e como ele é empregado nas impressoras 3D? Então continue lendo este post e conheça mais a respeito!

O que é elastômero?

O elastômero é um tipo de polímero amorfo empregado nos mais diversos setores industriais. Este material é normalmente a base de borracha, que pode ser sintética ou natural. Deste modo, esse objeto é extremamente versátil devido a sua flexibilidade e abundantemente utilizado na indústria, porque apresenta uma alta resistência em comparação a outras matérias-primas.

Características principais

Como mencionado anteriormente, a principal característica do elastômero é a sua extrema flexibilidade. Porém não é somente essa característica que torna esse material altamente empregado na indústria. Apesar da elasticidade, os elastômeros apresentam uma significativa resistência à abrasão.

Devido a isso, esse material suporta processos altamente desgastantes e fornece produtos de alta qualidade e durabilidade, pois o atrito não desgasta o elastômero quando comparado a outros materiais.

Outra importante característica desse material é o elevado suporte a compressão. Deste modo, os elastômeros podem ser empregados em operações de alta compressão, como geralmente ocorre nos espaços industriais.

Onde é utilizado?

Devido às inúmeras qualidades que os elastômeros apresentam, esses materiais são largamente utilizados nos mais diversos tipos de indústrias. Alguns exemplos são: construção civil, indústria automotiva, indústria de calçados, eletrônicos, dentre outros.

Esses setores têm empregado cada vez mais peças de elastômeros a partir da contratação de serviços de outsourcing de empresas especializadas na produção dos mais diversificados produtos em impressão 3D.

Os serviços terceirizados têm crescido cada vez mais no mercado, pois proporcionam ao gestor maior eficiência e lucratividade para os seus negócios. Para garantir essas vantagens é importante que aquele que busca por serviços de outsourcing realize uma boa pesquisa de mercado levando em conta as empresas com experiência e renome no setor.

O Elastômero na impressão 3D: vantagens, quando usar e características?

A impressão 3D ou prototipagem rápida é uma tecnologia de fabricação aditiva. Isso significa que, para a produção de um objeto em três dimensões previamente modelado digitalmente, são necessárias a adição de consecutivas camadas de um determinado material. Esse tipo de fabricação supera a velocidade de produção quando comparada a algumas outras formas existentes, além de proporcionar maior detalhamento ao objeto impresso.

Apesar desses benefícios, o processo de impressão 3D pode ser um pouco complexo e necessitar de profissionais especializados para a sua perfeita execução. Devido a isso, é necessário contar com o apoio de uma empresa que ofereça serviços de terceirização para fabricação de objetos em impressora 3D, pois essas empresas possuem a qualificação necessária para garantir as vantagens do uso de elastômeros nessas operações.

Essas características são essenciais para qualquer peça que seja produzida, porém é necessário entender outras características do elastômero para verificar a necessidade em aplicar esse material nos objetos que deseja produzir.

Os elastômeros são excelentes opções para a produção de peças que precisam apresentar alta resistência a baixas temperaturas e escoriações. Além disso, proporciona menos ruídos durante os processos, pois é um material que possui uma significativa maciez quando comparado a outras matérias. Esse elemento também é indicado para casos nos quais é necessário o emprego de materiais isolantes e resistentes a produtos químicos.

Os elastômeros empregados na impressão 3D são os elastômeros termoplásticos (TPE) e os elastômeros termoplásticos de poliuretano (TPU). O TPE é um elemento derivado da composição entre um material ameno de borracha e um termoplástico rígido, que pode ser PP, PBT ou PA. O TPE é empregado em procedimentos termoplásticos, tais como: injeção, moldagem e extrusão. O TPU, também conhecido como poliuretano termoplástico, tem como polímero de base o poliuretano que proporciona alta resistência a abrasão.

Essas são as principais características, vantagens e informações relevantes para você conhecer mais sobre a impressão em 3D de objetos com o uso de elastômeros.

Gostou do nosso conteúdo e quer saber se o elastômero é indicado para seu projeto de impressão 3D? Então entre em contato e solicite o seu orçamento agora mesmo!

Fonte da imagem: Era 3D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *