O que é eficiência produtiva e como alcançá-la em sua indústria?

A eficiência produtiva e eficiência operacional são assuntos relacionados à economia. Esse assunto diz respeito quando a produção de um produto alcança um grande patamar, sendo influenciada por fatores tecnológicos.

Em resumo, a eficiência produtiva ou eficiência operacional como também é chamada, diz respeito à produção de produtos de forma racional, utilizando da minimização de custos, sem que o processo resulte em desperdício e fluxo desequilibrado de dinheiro. Muitas vezes, para que isso ocorra, as empresas deixam de produzir certos produtos ou reduzem a quantidade de volume produzido.

Isso quer dizer que há um limite para produção e, caso ele seja ultrapassado, é sinal de uma má gestão de processos realizados. Uma gestão ruim aponta que os produtos estão sendo produzidos de forma não eficiente e desnecessária.

Além disso, esse serviço colabora para que um processo seja analisado de forma coerente e lógica, fazendo com que os recursos utilizados sejam distribuídos de forma eficaz, visando que a empresa entregue resultados de excelência exemplar.

Para entender mais continue lendo até o final e fique por dentro de tudo sobre eficiência produtiva!

Dicas para observar antes de implementar a eficiência produtiva

Existem diversos fatores que influenciam no processo de implementação da eficiência produtiva em uma empresa, alguns deles são:

  • Profissionais motivados: É necessário que a empresa possua profissionais engajados e capacitados para entender as necessidades da mesma, atuando de forma correta e eficaz.
  • Capacitação: Para possuir uma equipe que seja competente e possua os conhecimentos e requisitos necessários, é preciso dispor de capacitação e desenvolvimento para os colaboradores.
  • Metas e objetivos: Para implementar esse processo é preciso que a empresa adote métodos organizados com metas e objetivos definidos. Dessa forma, é possível tomar ações coerentes e manter a qualidade do produto.
  • Atentar-se à matéria-prima: A matéria-prima utilizada afeta diretamente na racionalização de recursos e resultados.
  • Infraestrutura: É um tópico importante que precisa ser levado em conta para realizar a implementação da eficiência produtiva, fazendo assim que se minimize desperdícios no processo de produção.
  • Know-How: Os recursos e decisões da empresa precisam ser utilizados lado a lado com o know-how da mesma.

Para ser aplicada de forma efetiva e produtiva, é necessário acompanhar e mensurar os resultados alcançados. Tudo isso deve ser muito bem estudado antes de implementar a eficiência operacional.

Qualquer falha pode limitar o processo das operações e causar erros que serão difíceis de reverter a curto prazo. Ao observar as dicas e analisar a empresa de forma correta, é possível alcançar a eficiência produtiva ideal, mesmo tendo que algumas vezes deixar de produzir algum produto.

Quais os tipos de eficiência produtiva e o que elas significam?

Capacidade produtiva instalada

É um método hipotético para auxiliar nas tomadas de decisões. Nessa modalidade, a empresa deve determinar qual a capacidade máxima de sua produção, sem considerar as perdas, paradas súbitas ou qualquer outro tipo de problema.

Capacidade produtiva disponível

Similar ao tópico anterior, não leva em conta as perdas e paradas. A diferença é que, nesse caso, deve ser considerada somente a capacidade real disponível na empresa. Caso o gestor queira aumentar a capacidade da empresa, provavelmente nesses casos será necessária a contratação de um maior número de funcionários ou uma aquisição maior de máquinas.

Capacidade produtiva realizada

Nesse aspecto é levado em conta as perdas na capacidade produtiva. Problemas que acabam ocorrendo sem previsão entram na análise desse assunto. Alguns exemplos como quebra de máquina, falta de energia, problemas de qualidade, etc. Nesse tipo são realizados cálculos para analisar o histórico de perdas não previstas.

Como é possível aumentar a eficiência produtiva?

Algumas das principais dicas para aumentar a eficiência produtiva dentro de uma empresa são:

  • Melhorar os processos: É uma forma rápida e simples de aumentar a eficiência produtiva de uma empresa. Isso ajuda a identificar processos e avaliar se há disponibilidade de melhoria. Implantar programas entre a equipe e com distribuição de bônus gera uma competição saudável e benéfica para os colaboradores e para a empresa.
  • Manter os equipamentos em dia: A atualização dos maquinários da empresa é essencial para encaminhar o meio de produção de forma eficaz. A ideia da atualização é aumentar a velocidade da produção e reduzir o custo da manutenção.
  • Transforme a indústria em uma Indústria 4.0: Com os benefícios da tecnologia para os empreendedores é de extrema importância que eles sejam usados a favor da redução de custos e agilidade na produção. A impressora 3D é uma ótima forma para atingir os objetivos propostos.
  • Novos turnos de trabalho: Adicionar um novo turno de trabalho é possível reduzir o termo em que a produção fica parada e perde tempo de ser produzida. Isso aumenta consideravelmente a capacidade produtiva. É necessário apenas atentar-se aos custos e comparar com os resultados da iniciativa.
  • Expansão de negócio: É uma ótima alternativa, caso seja possível, abrir uma filial e contratar uma quantidade maior de colaboradores e aquisição de máquinas modernas e potentes. Para isso, é importante atualizar a manutenção dos equipamentos utilizados.
  • Equipe treinada: Por último, mas não menos importante, o treinamento da equipe consegue atrair melhores e maiores resultados. Dessa forma, é possível aplicar dentro da empresa uma política de importância e empoderamento para os colaboradores possuírem autonomia para resolver problemas por conta própria.

Os benefícios que a eficiência produtiva traz consigo

Para ser eficaz, é importante que os gestores estejam preparados com os conhecimentos certos da eficiência operacional na indústria caso queiram melhorar a gestão em que se encontram.

As vantagens que a eficiência operacional traz acabam sendo visíveis até mesmo a curto prazo e faz com que gestores aprendam a tomar decisões mais assertivas e mantenham os níveis ideais de estoque, evitando excesso e falta de matéria-prima e produtos. Além disso, permite que a indústria utilize melhor os materiais e tenha um controle maior sobre o nível de produção.

A eficiência operacional também faz com que seja mais certeiro o planejamento entre comercial, financeiro e produção, para atender as demandas e se adequar às exigências do consumidor. A definição de metas assertivas e grande probabilidade de atingi-las também é um dos maiores benefícios e mais notáveis com a aplicação da eficiência produtiva.

Quer tornar sua indústria mais produtiva e eficiente? Descubra como a impressão 3D pode ajudar. Para saber mais, fale com um especialista e veja como isso pode te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *