Design de produto: Como a impressão 3D está proporcionando excelência às marcas?

Ver um design de produto bem feito faz bem para os olhos de qualquer pessoa, não é mesmo? É algo que deixa todos felizes. Afinal, um item bem projetado mostra o cuidado com que ele foi feito e faz com que o consumidor também tome as devidas precauções para mantê-lo o mais intacto possível.

Antigamente, pensar em design era reservado para produtos maiores como, por exemplo, carros sofisticados ou para a área da moda. No entanto, atualmente, esse é um dos fatores que mais influência na decisão de compra das pessoas. Afinal, um produto não deve ter somente uma excelente funcionalidade, mas uma boa aparência também.

Grandes marcas como Apple, Nike e Google criaram um novo requisito para ter sucesso no espaço de bens de consumo: a excelência em design. Ou seja, é preciso investir nessa área! Vamos falar mais sobre design de produto ao longo do post e te mostrar como a impressão 3D pode ajudar a sua marca a revolucionar sua mercadoria. Boa leitura!

Por que focar no design de produto e como a impressão 3D pode ajudar?

De acordo com o relatório da McKinsey, de outubro de 2018, as empresas que focaram no design dos seus produtos superaram a média de vendas. Portanto, pode-se dizer que ter um bom design de produto significa ter clientes mais satisfeitos e melhores negócios.

Mas, por que algumas empresas acertam nessa área e outras não? O processo como é desenvolvido essa etapa influencia muito no resultado final. É preciso que toda a equipe tenha uma comunicação bem clara e tomem as decisões com rapidez e precisão.

A impressão 3D, por outro lado, pode ajudar a alinhar a produção e auxiliar nas tomadas de decisões quanto ao design de produto. Isso porque é possível testar as funcionalidades e verificar as características do item com antecedência, ou seja, antes de lançá-lo no mercado. Assim, é possível explorar novas ideias, consertar possíveis erros e verificar quais as decisões tomar depois de feito esse teste.

Várias marcas, antes de enviar o produto final para o mercado, precisam testar o seu projeto. Para isso, precisam verificar o design de produto, ter um protótipo real com a cor e sensação exata. Isso porque ao invés de dizerem “imaginem só”, preferem falar “vejam como será”.

Para esse processo de design de produto, a impressão 3D tem auxiliado a tornar os objetos mais reais. É possível pegar e não somente visualizá-los na tela de um computador. O procedimento é bem mais rápido do que outros processos de fabricação.

Quais as vantagens de investir em design de produto?

Os profissionais que usam constantemente a sua criatividade hoje podem contar com ferramentas que materializam o seu projeto, tornando algo digital em concreto.

Os softwares para impressão 3D contribuem bastante para o aperfeiçoamento de um produto. Eles dão precisão aos modelos e a sua projeção mental pode ser transformada em algo real. Com essa materialização, é possível aprimorar um produto e, ainda, identificar possíveis falhas.

Existem diversas vantagens de investir em impressão 3D para melhorar o design de produto. Veja algumas delas:

1. Ter um planejamento mais prático e rápido

Por meio de um programa para impressão 3D, você tem tudo o que precisa para conceber um novo produto e gerenciar perfeitamente o seu projeto. É possível alinhar os grids, ver quais as melhores cores, textura, iluminação e corrigir erros.

Após o projeto finalizado, existe a possibilidade de enviar o arquivo para realizar a impressão em 3D, com economia de tempo, pois isso pode ser feito virtualmente.

2. Qualidade e realismo para os seus projetos

Produzir algo repleto de detalhes, com todas as texturas e efeitos é algo incrível, não é mesmo? Agora concretizar esse projeto e ver como ficou o design de produto é ainda melhor!

Antigamente, as maquetes ou projetos em papel eram o que estavam mais próximos do projeto real. No entanto, hoje em dia é possível materializar um produto com as impressoras 3D. Isso permite que você tenha uma melhor visualização do seu trabalho e alinhe com as expectativas do seu consumidor, evitando que um produto chegue ao mercado com falhas ou uma aparência ruim.

Vários objetos nasceram em função dessa tecnologia. Em horas ou poucos dias é possível ter o seu projeto em mãos.

3. Produtos mais criativos e com designs diferentes

As impressões 3D não necessitam de um molde. Isso possibilita ao criador de um produto se inspirar em algo de qualquer formato. Pode usar a criatividade de infinitas maneiras!

É também uma tecnologia mais flexível. Isso porque não é preciso um número exato de modelos para serem impressos. As matérias-primas também podem ser diferentes. Esse tipo de impressão pode ser em baixa escala com material tipo plástico, vidro ou até metal.

Como podemos ver, felizmente os protótipos em 3D estão cada vez mais avançados. Por meio deles é possível ter uma impressão rápida, precisa e com a cor certa de um produto. Esse tipo de procedimento tem se tornando o ideal para melhorar o design dos produtos.

Isso significa que os designers não precisam mais ficar apreensivos na hora de projetar um produto. Não será necessário mais esperar dias para esculpir ou modelar a sua ideia para obter o tão sonhado realismo.

Hoje a impressão 3D é a maneira mais eficaz que existe para que os designers imprimam seus protótipos em várias cores, tipos de materiais e no tempo necessário para realizar os devidos testes.

Essa é também uma forma de economizar tempo de fabricação, recursos e dar mais atenção aos detalhes. Como a impressão 3D é mais rápida, os profissionais podem gastar mais tempo se dedicando aos detalhes do produto, dando uma maior prioridade ao seu design e as funcionalidades. Afinal, eles sabem que a fabricação será mais ágil.

O processo de impressão 3D tem mudado o cenário de design de produto, pois dá às empresas as melhorias exatas que elas precisam para lançar um item perfeito. Essa é uma forma de agregar mais valor a sua marca, cumprindo as exigências do consumidor que está cada dia mais apostando em objetos com design clean e bonito.

Gostou de saber como a impressão 3D pode ajudar no design de produtos? Que tal utilizar esse procedimento para agregar valor a sua marca? Faça seu orçamento com a gente! Clique aqui e solicite o seu agora mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *