Comprar impressora 3D x Serviço de impressão: Conheça as vantagens e desvantagens de cada um!

Uma nova realidade no setor de produção de protótipos, peças finas ou até mesmo ferramentas específicas tem transformado o mercado brasileiro. As impressoras 3D têm se estabelecido como uma alternativa na produção desses e de outros equipamentos, mas ao mesmo tempo acabam deixando uma dúvida no ar: é melhor comprar uma impressora 3D para minha empresa ou contratar um serviço de impressão 3D especializado?

Ambas as opções apresentam vantagens e desvantagens, sendo necessário analisar a situação específica da empresa antes de escolher por uma delas. Entenda que se usado corretamente, independente da opção escolhida, esse tipo de maquinário pode ser um excelente aliado na redução de gastos, principalmente devido à sua tecnologia inovadora.

Por funcionarem a partir da combinação de laser com algum material, ao contrário da usinagem tradicional que se baseia na retirada progressiva do cavaco de grandes pedaços metálicos até se chegar ao resultado desejado, as impressoras 3D usam somente o material necessário, gastando menos matérias-primas. Além disso, esse maquinário também proporciona uma prototipagem mais rápida e funcional.

Ficou interessado no assunto e quer descobrir qual a melhor opção para a sua empresa? Então  continue a leitura deste artigo e descubra as vantagens e desvantagens de se comprar uma impressora 3D ou de contratar um serviço de impressão 3D especializado e veja qual a melhor opção que encaixa para a sua empresa.

Comprar impressora 3D para a empresa

Antes de se decidir por comprar uma impressora 3D, que também pode ser chamada de manufatura aditiva, uma empresa deve estar ciente de alguns aspectos muito importantes, como o custo de aquisição.

Além disso, também é preciso considerar questões como a manutenção do equipamento, a necessidade de um funcionário com conhecimento para operar a impressora e espaço adequado. Com isso, veja abaixo as principais vantagens e desvantagens de se comprar uma impressora 3D:

Vantagens

  • Produção das próprias peças: Não existe a necessidade de contar com terceiros, podendo desenvolver os materiais dentro da própria empresa;
  • Permite um maior número de testes: Por possuir um custo de produção menor, ao adquirir uma impressora 3D uma empresa permite um maior número de testes para os seus protótipos e peças. Dessa forma, o produto final que chega ao consumidor terá uma melhor qualidade e estará menos propenso a falhas.

Desvantagens

  • Custo de oportunidade: Esse conceito representa o dinheiro ou o lucro que uma empresa deixa de ganhar devido a uma má escolha na gestão. Essa situação se aplica quando tratamos da impressora 3D, pois muitas empresas não contratam ou possuem um funcionário especializado em cuidar desse maquinário, tendo assim que alocar outro empregado nessa função. Com isso, a empresa acaba “desperdiçando” a habilidade do profissional e o custo com seu o salário, já que ele deixa de render o quanto deveria na sua função original e ainda oferece um trabalho não tão bom na nova ocupação;
  • Falta de manutenção especializada: Por ser uma área nova de atuação no mercado brasileiro, falta mão de obra especializada para realizar a manutenção dos equipamentos. Dessa forma, caso a impressora 3D tenha algum problema, existe um risco de ela ficar parada por um longo período sem a assistência correta;
  • Falta da regularidade de impressões: O fato de ter uma carga de produção muito alta ou muito baixa pode ser prejudicial para o maquinário, dando possíveis prejuízos para a empresa;
  • Compra da matéria-prima: Em consequência da compra do equipamento, também surge a necessidade da compra frequente de matéria-prima, o que acarreta em mais gastos.

Serviço de impressão 3D especializado

Uma alternativa muito utilizada por empresas que querem impressões 3D, mas não desejam comprar uma impressora, é a contratação de um serviço especializado na área. Esse tipo de serviço se destaca principalmente devido à presença de especialistas durante toda a fase de produção, evitando que possa acontecer problemas a longo prazo.

Essas empresas também conseguem produzir peças mais complexas e com os mais diversos materiais, por disporem das melhores tecnologias, atendendo indústrias, escritórios de arquitetura, designers, engenheiros, médicos e pessoas em geral. Dessa forma, veja abaixo os seus pontos positivos e negativos:

Vantagens

  • Melhor qualidade: Por contar com profissionais especializados, que dominam completamente o maquinário e os softwares utilizados, os serviços de impressão 3D conseguem entregar um produto de melhor qualidade do que aquele feito por um profissional sem experiência;
  • Diminuição dos custos: A terceirização ajuda a reduzir tanto os gastos operacionais como os custos por impressão. As empresas contratadas se tornam responsáveis por toda a parte de manutenção e logística, incumbidas dos possíveis consertos e revisões, bem como da reposição de peças e da matéria-prima necessária. Além disso, também não existe a necessidade de gastar recursos com o treinamento de funcionários para operar o maquinário;
  • Simplificação no processo de gerenciamento: Com o serviço de impressão 3D terceirizado, as empresas se livram de todo o processo que se refere ao gerenciamento da produção, desde o contato com fornecedores até as manutenções. Com isso, as organizações passam a ter um maior tempo livre para focar na gestão organizacional e em outros assuntos que permeiam a empresa.

Desvantagens

  • Grande produção em um curto período de tempo: Assim como já dissemos anteriormente, as máquinas de impressão 3D conseguem produzir prototipagens de maneira rápida e funcional. Entretanto, devido ao seu estilo de funcionamento, fica inviável a produção em escala em um curto período de tempo.

Conclusão

De uma forma geral, a impressão 3D se apresenta como uma excelente alternativa para as pequenas e médias empresas que buscam por alta qualidade e complexidade, mas desejam velocidade na produção e não querem gastar muito. Além disso, a impressão 3D terceirizada facilita todo o processo de produção das empresas, principalmente se as peças forem grandes ou exigirem materiais especiais.

Com isso, ficou interessado em fazer as peças ou protótipos da sua empresa em impressão 3D e com entrega em até cinco dias úteis? Então clique aqui e tenha acesso a um serviço de impressão 3D especializado e pronto para atender às suas necessidades, independente da complexidade e do tipo de material do projeto. Solicite um orçamento agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *