Como funciona uma máquina de impressão 3D na MUV Manufatura Digital?

Até mesmo os melhores artistas podem enfrentar dificuldades para trazer suas ideias à realidade, em toda a sua glória tridimensional (3D).

É certo que, para artistas isso não importa muito, pois olhar para uma pintura, foto ou esboço é suficiente para seu público.

Entretanto, se você está no ramo de desenvolvimento de novos produtos, engenharia ou qualquer outro que precise mostrar modelos reais aos seus clientes e consumidores, nada melhor do que ter um protótipo: um modelo que você pode tocar, manipular e sentir.

O único problema é que esses protótipos, quando feitos à mão podem demorar muito para ficarem prontos e funcionais, tempo esse que muitas empresas não possuem.

A solução então encontrada por milhares de empresas foi um novo processo de fabricação.

Nesse processo chamado de impressão 3D, onde é utilizado uma máquina de impressão 3D, que funciona com um conjunto de cabeçotes de extrusão semelhantes à jatos de tintas (para papel) e, desta forma, constroem modelos 3d, camada por camada

Mas, você sabe exatamente como essas máquinas de impressão 3D funcionam? Vamos olhar mais de perto!

Como uma máquina de impressão 3D funciona?

Imagine construir um protótipo convencional de madeira de um carro. Você começaria com um bloco de madeira maciça e esculpiria, como um escultor, revelando gradualmente o objeto “escondido” naquele bloco.

Outro exemplo, se você quisesse fazer o modelo de uma casa, você provavelmente a construiria como uma casa real, pré-fabricada, provavelmente cortando réplicas em miniatura das paredes de papelão e colando-as, certo?

Agora, um laser pode facilmente esculpir madeira, assim como um robô pode ser programado para colar papelão – mas as impressoras 3D não funcionam de nenhuma dessas maneiras!

Uma máquina de impressão 3D se assemelha muito à uma impressora convencional de jato de tinta, que opera a partir de um computador. Ela constrói um modelo em 3D, camada a camada, de baixo para cima, imprimindo sempre sobre a mesma área em um método conhecido como modelagem deposicional fundida.

Basta programar a impressão e, de forma automática, a impressora 3D criará um modelo em algumas horas, transformando um desenho CAD 3D em várias camadas bidimensionais e transversais – criando o protótipo.

Entretanto, no lugar da tinta, a impressora deposita camadas de plástico extrudido e as funde uma camada às outras pela temperatura ou luz ultravioleta.

Quais as vantagens da impressão 3D na MUV Manufatura Digital?

Já citamos algumas vantagens da impressão 3D para empresas que necessitam de protótipos e peças funcionais. Mas vamos falar mais sobre elas e outras vantagens que você encontra aqui na MUV Manufatura Digital.

Projetos complexos sem custo adicional

Uma característica da impressão 3D é o fato de permitir a fabricação de peças complexas, que na maioria dos casos, não podem ser produzidas por nenhum outro método de fabricação.

Ou seja, mesmo que a peça a ser desenvolvida seja complexa e cheia de detalhes, não há acréscimos no orçamento.

As peças com geometria complexas ou orgânicas otimizadas para desempenho, tendem, inclusive, a serem mais propensas à fabricação por impressão 3D do que por outros processos de fabricação tradicional.

Prototipagem com retorno rápido

Quem trabalha com design de produto sabe o quanto o processo de prototipagem pode ser demorado (design, teste, melhoria e re-design).

A velocidade da prototipagem numa impressora 3D acelera, de forma considerável, esse ciclo de design.

Isso significa que, produtos que precisariam de mais de meses para fabricar, agora podem estar prontos em semanas. Portanto, o tempo de produção é um grande diferencial da tecnologia de impressão 3D.

Personalização

Outra característica da impressão 3D é permitir a personalização das peças, bastando que se altere o modelo digital para criar uma peça 100% personalizada.

O resultado é simples: cada item pode ser personalizado para atender às necessidades de um cliente, gerando maior satisfação.

Custos iniciais baixos

A etapa do desenvolvimento até a aprovação do produto, por não necessitar de ferramentas especializadas antes da fabricação definitiva, possui custos mais baixos, uma vez que cada processo de fabricação atende a demandas específicas.

Modelagem 3D

A MUV também oferece serviço de modelagem 3D, a fim de tornar o processo de desenvolvimento e impressão 3D muito mais eficiente e profissional para o seu negócio.

Passo-a-passo da impressão 3D na MUV

Agora que você já sabe como funciona a máquina de impressão 3D, confira como você pode ter os seus protótipos produzidos pela MUV!

  1. Solicitação do Orçamento

Você envia para a MUV uma solicitação de orçamento, com a descrição da demanda do seu projeto. Confira algumas dicas para fazer seu orçamento!

2. Contato

Em seguida, você receberá o contato da nossa equipe comercial solicitando mais informações, a fim de entender as necessidades do seu projeto e assim elaborar um orçamento personalizado. 

3. Envio do arquivo

Você envia para a MUV as informações do seu projeto. Nesta etapa verificamos os arquivos virtuais 3D enviados para evitar qualquer problema que impossibilite a fabricação, também é feita uma avaliação detalhada sobre as necessidades especificadas e a aplicação final do projeto. Feito isso, o orçamento é enviado.

Sobre as etapas de produção e entrega:

1. Produção

Depois da confirmação do orçamento, o pedido entra na fila de fabricação da MUV e inicia o processo de produção. Depois da fabricação, todas as peças são revisadas manualmente e individualmente pelo especialista para garantir que foram atendidas todas as especificações enviadas pela sua empresa.

2. Entrega

O produto fica pronto para entrega em, no máximo, 5 dias úteis (a menos que se trate de um projeto muito complexo ou um lote de peças). Esse prazo é informado ao cliente no momento em que o orçamento é enviado.

Se você tem um projeto, nós temos a solução! Entre em contato conosco e solicite um orçamento! Será um prazer te oferecer o que há de melhor em experiência e impressão 3D!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *