Avaliação de fornecedores: Aprenda como fazer a avaliação de fornecedores corretamente na indústria

A avaliação de fornecedores é a base estrutural para os processos de compra. Isso acontece em qualquer empresa, mesmo quando a gestão de compras não é profissional. Sendo assim, quem faria um contrato de serviços de um fornecedor sem realizar uma avaliação periódica?

Entretanto, ao usar métodos de avaliação mais precisos, as empresas conseguem evitar perdas, imprevistos e formar uma rede de fornecedores capacitados para atender às demandas de produção em sinergia.

Por isso, é preciso realizar a avaliação correta de fornecedores para garantir rentabilidade e competitividade para a sua indústria. Confira a seguir dicas para realizar essa avaliação corretamente.

Conheça 7 dicas para avaliar seus fornecedores corretamente

A qualificação ou certificação de fornecedores é fundamental para qualquer empresa que está em busca de níveis excelentes de qualidade em seus produtos. Essa avaliação pode ser usada desde a escolha de fornecedores de matérias-primas até a contratação de fornecedores de serviços.

Não é só o processo de compra que importa. Para garantir a qualidade da indústria, não se esqueça do velho ditado “o barato sai caro”. Por isso, evite contratações com preços muito abaixo do mercado.

Essa contratação pode ser catastrófica e pode causar má fama da sua empresa no mercado por conta desse descuido. Conheça agora as dicas que vão te guiar na avaliação dos fornecedores.

1. Identifique as necessidades da sua indústria e a quais fornecedores pertencem

O primeiro passo para realizar a avaliação de fornecedores é realizar um levantamento de todas as necessidades da sua empresa e relacioná-las com os seus respectivos fornecedores. 

Este trabalho pode ser realizado através de listas de processos configuradas pela sua empresa.

2. Qualidade 

A qualificação é um dos itens mais importantes na avaliação de fornecedores. Para ter produtos de qualidade é preciso investir nos melhores equipamentos  durante esse processo. Entretanto, as matérias-primas devem ser as melhores, certo?

Para que isso aconteça e os resultados sejam bons e aprovados, os fornecedores precisam ser qualificados. Porém, como obter essas informações?

Uma opção é fornecer uma pesquisa com os detalhes que você considera mais necessário e dar uma nota média para cada fornecedor. Caso ele tenha uma média menor da que você estipulou, ele não estará apto para atender a sua necessidade.

Neste questionário você pode incluir as seguintes questões:

  • As certificações desse fornecedor estão em dia?
  • O fornecedor oferece assistência técnica?
  • Você estará protegido em casos de defeitos de fabricação?
  • O CNPJ do fornecedor está ativo há quanto tempo?
  • O fornecedor realiza entregas?
  • O fornecedor segue prazos de segurança?

Todas essas questões podem ajudar a avaliar um fornecedor. Além disso, para melhorar essa avaliação você pode priorizar as questões que mais são importantes para a sua indústria em relação ao fornecedor.

3. Estabilidade financeira

Para você a estabilidade financeira pode não ser importante, mas, na realidade, ela é e muito!

Caso esse fornecedor esteja com problemas financeiros, ele acabará passando por dificuldades para adquirir matérias-primas, realizar entregas de mercadorias dentro do prazo e até manter a qualidade de seus produtos. 

Sendo assim, é preciso identificar possíveis tendências, para evitar que problemas e imprevistos ocorram.

Uma dica é buscar informações sobre o CNPJ do fornecedor e saber há quanto tempo ele atua no mercado, se possui algum processo e até mesmo muitas restrições.

4. Desempenho operativo

O desempenho do fornecedor é uma exigência que deve ser constantemente medida. Por isso, você pode aplicar os indicadores-chave de desempenho.

Os KPIs englobam diversos requisitos, como qualidade, flexibilidade, pontualidade, custo de garantia e tempo de resposta. Entretanto, essas informações só serão úteis para a sua empresa com uma análise.

A análise dessas informações, bem como seu compreendimento, é que servirão para serem aplicadas às estratégias e tomadas de decisão referentes a avaliação de fornecedores.

Além dessa análise, o processo de avaliação desse desempenho operacional deve ser dividido. As etapas que precisam ser cumpridas são:

  • Alinhamento de metas entre fornecedor e empresa;
  • Escolha dos itens de performance que serão analisados;
  • Escolha do método de coleta que será usado;
  • Feedback do fornecedor;
  • Evolução do desempenho do fornecedor;
  • Entre outros.

5. Processos de gestão

A gestão aplicada por fornecedores é essencial para que a empresa tenha um relacionamento de longo prazo com o fornecedor. Por isso, você deve procurar um fornecedor que tenha uma boa organização interna para fornecer serviços e produtos de valor maior de acordo com as informações do contrato.

Essa gestão facilita a comunicação e otimiza soluções para problemas.

6. Especificação e aquisição de produto

Qualquer compra de serviço ou produto deve ser realizada através de um pedido de compra, ou ordem de serviço. No documento devem ser especificados todos os detalhes, etc. Por isso, analisar se a empresa contratada tem padrões pode ajudar na coerência e estabilidade das informações.

7. Cotação

Incluir a cotação de um item como quesito para a avaliação é uma maneira de certificar-se que a sua empresa conseguirá chegar no melhor custo-benefício. Sendo assim, o preço não deve ser o único quesito no momento da avaliação de fornecedores.

Seguindo isso, o setor de compras tem a função de reduzir custo, mas sempre prezando a qualidade de serviços. Ou seja, dentro do orçamento para compras e serviços você deve usar todos os itens acima. Isso também evita que um fornecedor em particular seja beneficiado mesmo que tenha condutas instáveis e antiéticas.

Como você viu neste post a avaliação de fornecedores tem inúmeros benefícios para a sua indústria. Buscar qualidade, preço e prazo precisam ser prioridade no momento da sua avaliação, para garantir que você realize a melhor contratação.

Seguindo essas dicas, a sua avaliação de fornecedores será mais clara, porque os quesitos escolhidos ajudam a chegar no nível máximo desses serviços. Além do mais, essa avaliação traz retorno financeiro e satisfação ao consumidor final. 

Quer saber mais sobre a avaliação de fornecedores e muitos outros serviços? Então acesse o nosso site e conheça todos os serviços que a MUV tem para te oferecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *