A maioria de nós está ciente das muitas coisas que podemos fazer para combater os efeitos drásticos do aquecimento global.
Porém, a adoção da Impressão 3D, apesar de pouco conhecida, oferece a oportunidade de uma redução ainda maior do impacto negativo no meio ambiente.
Talvez você esteja se perguntando sobre a relação da Impressão 3D com os cuidados com a natureza.
A resposta é: Mais do que você possa imaginar!
Da utilização do carbono até a criação de carros mais eficientes em relação ao uso de combustíveis. A tecnologia 3D está criando novas possibilidades a cada dia que se passa.
A impressão 3D – também conhecida como manufatura aditiva – está sendo usada na luta contra o aquecimento global maneiras diferentes. Alguns exemplos são:
Sem Necessidade de Entregas
A manufatura aditiva implica o upload de dados e, em seguida, permite que ele seja baixado qualquer lugar do mundo.
Com uma conexão à Internet e uma impressora 3D, você pode criar e imprimir instantaneamente seus produtos e peças, eliminando a necessidade de entregas.
Uma menor remessa significa menos combustível, menos embalagens e um menor armazenamento (sem mencionar a energia significativamente menor que é consumida).
Menor Taxa de Desperdício
Com a impressão 3D, os itens são criados com a deposição de camadas sobre camadas, utilizando plásticos funcionais, metais e outros compostos. O que permite a complexidade ilimitada do design de um produto.
Isso elimina a necessidade de fabricação de peças separadas para serem montadas posteriormente. Assim, os resíduos são eliminados e somente o produto é fabricado.
Redução das Emissões
As emissões de gases são subprodutos inevitáveis das práticas industriais tradicionais. No entanto, elas são significativamente reduzidas – e algumas vezes totalmente inexistentes – quando a impressão 3D é introduzida no processo de fabricação.
Muitos setores – desde o setor automotivo até o setor de saúde – já estão adotando a impressão 3D em suas linhas de produção, reduzindo custos e o impacto prejudicial no planeta.
Fabricação de Carros Mais Leves
A impressão 3D tornou-se um pilar na criação de peças automotivas. Muitas indústrias, como a Volkswagen, têm utilizado essa tecnologia há anos para otimizar sua produção.
Mas a verdadeira chave para o sucesso está em tornar os veículos mais eficientes em termos energéticos.
Com a manufatura aditiva e os novos materiais, estamos finalmente vendo estruturas de carros impressas com uma fração do peso de um carro tradicional.
Dessa maneira, pudemos ver o quanto a impressão 3D revolucionou discretamente a fabricação e impactou positivamente o meio ambiente.
A nova “revolução industrial verde” possibilitada pela impressão 3D é, em muitos aspectos, tão disruptiva quanto a própria tecnologia.
Link permanente
Link permanente